Seduc promove força-tarefa em escolas estaduais para incentivar inscrições para o Enem 2023
Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio se encerram nesta sexta-feira (16).
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça que os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem se inscrever no site do Inep até às 23h59 desta sexta-feira (16). O prazo para pagar a taxa de R$ 85, no caso dos não isentos, vai até a próxima quarta-feira (21). Para estimular as inscrições dos estudantes, algumas escolas estaduais realizam uma força-tarefa durante todo o dia de hoje.
Na Escola Maria Helena Valente Tavares, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, o diretor da unidade criou um ''plantão'' desde a última quarta-feira (14) para incentivar os estudantes a se inscreverem no processo.
''Nós estamos com essa ação desde a quarta-feira para lembrar os estudantes do último ano sobre o prazo. Estamos disponibilizando um computador, com apoio de um servidor da escola, e dando orientações para que eles se inscrevam logo. A procura está sendo grande nos três turnos da escola '', disse o diretor André Luna.
Na Escola Estadual Doutor Otávio Meira, no município de Benevides, a direção da unidade também disponibilizou atendimento aos estudantes nos três turnos, que contam com a ajuda da equipe técnica da unidade.
''Essa é a nossa segunda ação do ano envolvendo o Enem. Também já fizemos outra para pedir a taxa de isenção dos estudantes e a adesão foi muito grande, agora estamos nesse trabalho para estimular os estudantes dos três turnos a se inscreverem. É muito importante que eles participem das provas'', confirma a direção, ressaltando que a iniciativa partiu dos professores Erisson Fanjas e Eliene Lameira, que atuam na unidade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação. O Enem 2023 marca os 25 anos do exame desde a sua primeira aplicação, em 1998.
Acesso – Os processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) usam a nota do Enem para os programas educacionais. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes têm acesso às vagas nas universidades e nos institutos federais, que reservam metade das vagas aos alunos da rede pública de ensino. O resultado do Exame também pode ser usado para ingresso em instituições particulares, com bolsas de 50% a 100% por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), ou com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O participante também pode ingressar em mais de 50 instituições de educação superior em Portugal. São universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que têm acordo interinstitucional com o Inep para acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros