Reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação é encerrada nesta quinta-feira (15)
Em parceria com a Seduc, evento inédito no Pará abordou a educação especial, ensino médio, inteligência artificial, entre outros temas
O Conselho Nacional de Educação (CNE) reuniu-se, em Belém, desde segunda-feira (12), em encontro com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), mobilizando a presença de nomes de peso do segmento educacional nacional em debates sobre a educação especial, ensino médio, empregabilidade, inteligência artificial, entre outros temas. Na tarde desta quinta-feira (15) o encontro foi concluído com a presença do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
"Fica aqui o convite para que o CNE volte ao Pará para continuar pensando a Amazônia a partir das nossas realidades aqui, para que tenhamos um maior olhar para nossos povos, sobre a preservação do meio ambiente. Nós não temos solução para nada se a educação não estiver no centro de tudo. Educação é o principal caminho, especialmente aqui no Pará. Encerramos este evento com a certeza de que nosso Estado e a região norte como um todo estarão presentes nas discussões em Brasília, temos muito o que avançar", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Na ocasião, o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, anunciou o desenvolvimento de um documento que, baseado na imersão de cinco dias do evento, indique ações e pareceres para ações assertivas no Pará e na região norte. "A região do Pará, sobretudo, é a porta de entrada que vai ampliar os espaços de acesso a todos os outros Estados em políticas públicas nacionais federativas. O esforço do secretário Rossieli Soares e do governador Helder Barbalho certamente influenciaram a nossa vinda, como uma espécie de reforço e de indicação para a região em que estamos juntos para que consigamos superar os atuais indicadores de aprendizado no Estado e na região inteira", afirmou o presidente.
O evento contou com as contribuições de autoridades especializadas em educação com amplo alcance em debates nacionais e internacionais, como Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE; Senador Flávio Arns, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Katia Smole, presidente do Instituto Reúna; Henrique Paim, da Fundação Getúlio Vargas, entre outros.
Como representantes do Pará, o evento contou com Maria Iracilda da Cunha Sampaio, pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Clay Anderson Chagas, reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e representante do Fórum de Instituições de Educação Superior e de Pesquisa do Pará (FIESPA); Nelson de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão da UFPA e Presidente do Fórum de Extensão da Região Norte; Fabricio Medeiros Alho, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA); Gisele Seabra Abrahim, coordenadora de Graduação e Extensão do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Sobre o Conselho Nacional de Educação - O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente ligado ao Ministério da Educação (MEC). Entre suas principais atribuições está a representação contínua dos interesses sociais nas tomadas de decisões do Governo Federal. O CNE é responsável por auxiliar o MEC na formulação de políticas públicas educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular estabelecida em 2017.
Texto de Marcelo Júnior / Ascom Seduc