FITA 2023 tem Encontro dos Interlocutores do Turismo, como evento paralelo, no Hangar
Coordenação do Programa de Regionalização do Turismo no Pará discutirá os planos de ação para a atualização dos municípios no Mapa Brasileiro
Nos dias 15 e 16 de junho, a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) realiza o Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), durante a FITA (Feira Internacional do Turismo da Amazônia), de 9h às 12h na sala multiuso 10, no segundo andar do Hangar- Convenções e Feiras. O evento é destinado aos representantes titulares e suplentes das 14 regiões turísticas do Pará.
O encontro, conduzido pela Coordenação do Programa de Regionalização do Turismo no Estado do Pará, tem como objetivo discutir e aprovar os planos de ação dos interlocutores do PRT no Estado, com foco na inclusão e atualização de cadastros dos municípios no Mapa Brasileiro do Turismo, além de definir de estratégias para a consolidação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
A iniciativa tem como objetivo, ainda, estimular o diálogo entre a Setur e os gestores municipais de turismo para promover a integração e o alinhamento estratégico entre os atores envolvidos no PRT e fortalecer a cooperação e a troca de experiências, buscando impulsionar o setor turístico em cada região, considerando suas particularidades e potencialidades.
Confira a programação do encontro:
15 de junho:
-Apresentação dos participantes.
-Papel dos interlocutores e Plano de Trabalho.
-Institucionalização das IGRs.
-Apresentação do material de orientação da Setur e do Plano de Ação da Coordenação Estadual 2023.
16 de junho:
-SWOT (análise situacional).
-Planilha de Ação dos Interlocutores Regionais.
-Calendário de Eventos da Regionalização.
-Encaminhamento de demandas e ajustes de integração e cooperação.
Programa de Regionalização do Turismo (PRT) - O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), criado pelo Ministério do Turismo, busca promover o desenvolvimento sustentável do turismo de forma regionalizada por meio de ações estratégicas para estruturar os destinos turísticos. O PRT busca a qualificação da oferta turística, diversificação de atrativos e serviços, integração entre os atores envolvidos e estímulo ao empreendedorismo. Também visa o desenvolvimento de infraestrutura adequada, estratégias de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e disponibilização de informações relevantes aos visitantes.