Espaço São José Liberto tem primeira seletiva brasileira do campeonato de breaking
Evento será das 9h às 18h, deste sábado (17), e funcionará como etapa classificatória para o City Cypher, evento internacional da modalidade
O Espaço São José Liberto (ESJL) recebe no próximo sábado (17), de 9h às 18h, a primeira etapa classificatória (City Cypher) do ano da Red Bull BC One, maior campeonato de breaking do mundo.
Ao todo, 250 participantes estão inscritos para a seletiva, sendo 200 b-boys e 50 b-girls, como são conhecidos os praticantes da modalidade esportiva, que envolve acrobacias com muitos giros e saltos.
A seletiva nacional marca também os preparativos para a estreia do breaking, como única modalidade estreante nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a competição acontece no Espaço Coliseu das Artes do ESJL.
Durante a etapa classificatória os b-boys e b-girls, dançam em frente a um painel de jurados, mostrando muita técnica, criatividade e simpatia, tendo suas habilidades avaliadas, por grandes nomes do breaking, que compõem o júri. A modalidade olímpica será disputada no formato mata a mata, ou seja, quem perdeu está fora.
Cada seletiva, conhecida como Cyphers ou batalhas de dança, terá quatro vencedores, em igual número de dois para as categorias feminino e masculino. Os competidores se classificam para a final nacional, que vai ocorrer em São Paulo, no dia 22 de julho.
Na seletiva brasileira quatro cidades receberão as competições, em Belém (PA), no dia 17/06; Brasília (DF), no dia 01/07; Rio de Janeiro (RJ), no dia 08/07, e São Paulo (SP) 20/07, que sediará a disputa final no dia 22 de junho.
Os vencedores das categorias masculina e feminina representarão o Brasil, em Paris, na Last Chance Cypher, que reúne os ganhadores de todas as cyphers nacionais que acontecem pelo mundo. Os b-boys e b-girls classificados disputarão a final mundial, no dia 21 de outubro.
Serviços - O Espaço São José Liberto é um espaço turístico, cultural e de economia criativa, e abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, o Anfiteatro Coliseu das Artes, Espaço Gourmet, o Espaço Moda e lojas de joias. O espaço foi criado para comercialização de produtos genuinamente paraenses.
Horário - O ESJL funciona de terça-feira a sábado, de 10h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 14h.