Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo entrega as novas instalações do Batalhão de Operações Especiais e veículos para as guardas municipais

Investimento realizado, de mais de meio milhão, vai garantir melhor infraestrutura para o desenvolvimento das ações de segurança à população

Por Roberta Meireles (SEGUP)
14/06/2023 19h38

O governador, ao lado da vice Hanna Ghassan, em frente ao novo Batalhão do BOPEO Governo do Estado, entregou nesta quarta-feira (14), o novo prédio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, no Complexo da Polícia Militar, na Av. Brigadeiro Protásio, em Belém. O investimento realizado foi de mais de R$ 500 mil, que vai garantir melhor infraestrutura para o desenvolvimento das ações de segurança desenvolvidas, proporcionando melhorias ao serviço prestado à população. Na ocasião, também foram entregues 71 motocicletas para as guardas municipais de 15 municípios do Pará. 

O Governador do Estado, Helder Barbalho, celebrou os investimentos feitos, reforçando a importância também da integração para o fortalecimento das ações diárias de segurança pública. “Nós temos fortalecido o sistema de segurança entendendo que é fundamental a integração entre agentes de todas as esferas, por isso, nesta entrega estamos fortalecendo as guardas municipais com motocicletas; estamos investindo também em coletes balísticos e apoio para a realização de cursos que permitam que as estruturas municipais estejam cada vez mais fortalecidas, para que atuem como um braço estratégico local para o Sistema de Segurança estadual”, informou. 

Governador Helder Barbalho junto aos equipamentos entreguesO Chefe do executivo falou ainda sobre a reestruturação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. "O nosso grupo de elite fica mais fortalecido, assim como as nossas ações especializadas, para que cada vez mais a Polícia Militar esteja apta para proteger a sociedade paraense”, enfatizou.

O Bope, é uma unidade especializada, de terceira força, acionada para dar suporte na mediação de graves conflitos, como roubos a bancos, sequestros e ocorrências mais complexas e estratégicas, tendo também uma forte atuação no combate ao crime organizado e ao narcotráfico. O Batalhão conta, atualmente, com 84 policiais, dos quais 45 são especializados para as missões especiais e estratégicas, incluindo os atiradores de precisão e esquadrão contra bombas. 

O Comandante-geral da Polícia Militar, Cel Dilson Júnior, enfatizou a alegria em poder estar junto ao governo do Estado entregando essa obra para a tropa do Batalhão de Operações Especiais. 

“É um investimento que vem sendo feito desde janeiro de 2019, com aquisição de armamentos como snipers, fuzis, coletes balísticos, frota de veículos, além dos cursos de capacitação que disponibilizamos para essa tropa, e agora, culminando na entrega da estrutura física do batalhão, um local totalmente adequado e estruturado. Não foram apenas obras de engenharia, mas também mobília, equipamentos, academia completa, para que tenhamos os melhores policiais, muito bem preparados, para assim atender às mais complexas ocorrências que forem designadas a eles”, afirmou.

As novas instalações da unidade contam com salas para comando e subcomando, memorial, salas para administrativo, treinamento de atiradores de precisão, esquadrão contra bomba, alojamentos, refeitório, auditório para 40 pessoas e academia completa. 

Fortalecimento das Guardas Municipais 

Durante agenda oficial, também foram entregues, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), 71 motocicletas para equipar as Guardas Municipais de 15 municípios do Estado.

Motocicletas foram entregues a várias prefeituras do EstadoOs veículos vão garantir o aparelhamento e fortalecimento das Guardas Municipais dos municípios de Almeirim, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Capanema, Igarapé-Miri, Marabá, Melgaço, Mocajuba, Moju, Parauapebas, São Caetano de Odivelas, São João de Pirabas e Tomé-Açu. 

Os diretivos do Plano Estadual de Segurança Pública são justamente o apoio aos órgãos municipais de segurança, e assim foi criada e instituída a política estadual de apoio aos órgãos municipais de segurança pública, como informa o Secretário adjunto operacional da Segup, Luciano de Oliveira.

“Nesse contexto, a gente faz hoje a entrega de 71 motocicletas de 300 cilindradas, especialmente adaptadas para o uso policial, com valor de investimento próximo de R$ 3 milhões, contemplando 15 municípios. Essa distribuição na política pública de apoio fica com critérios, onde as guardas que estão com servidores concursados, que possuem curso de formação e que estão em condições de atuar operacionalmente em conjunto com o sistema estadual de segurança pública, recebem os investimentos, e assim, a gente fomenta a regularização dos outros municípios como uma espécie de convite, chamamento, para que eles venham se estruturar para poderem aderir a essa política que o Estado, de forma pioneira no Brasil, está pronto para apoiar e trazer o município para uma condição de protagonismo na segurança pública”, afirmou Luciano.

A iniciativa integra os eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP) presente no Plano Estadual de Segurança Pública, com o objetivo de aproximar e estruturar os órgãos municipais de trânsito que atuam de forma integrada no Estado.