Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO PIONEIRO

Universidade do Estado do Pará realiza Simpósio de Integração Sensorial

Evento terá profissionais e instituições que vêm construindo boas práticas em Integração Sensorial, com enfoque na realidade brasileira e regional

Por Ascom (Ascom)
14/06/2023 14h37

Integrar os sentidos é um processo neurológico. Para promover o debate entre os profissionais e atuantes da área de Terapia Ocupacional, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), será sede do 1º Simpósio de Integração Sensorial, que será realizado online nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 18h. O evento pioneiro no país vai contar com palestrantes especialistas em Integração Sensorial (IS). A Teoria de Integração Sensorial foi desenvolvida na década de 1960 pela terapeuta ocupacional e neurocientista Anna Jean Ayres, na Califórnia.

O Simpósio tem como o objetivo a discussão e a troca de experiências sobre a Integração Sensorial, com base na teoria de Jean Ayres. Serão dois dias de evento com trocas de experiências entre profissionais e instituições que vêm construindo boas práticas em Integração Sensorial, com enfoque na realidade brasileira e regional. Destinado exclusivamente para terapeutas ocupacionais e estudantes de Terapia Ocupacional, o evento está sendo promovido pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER III), a Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) da Uepa e a Integris Terapias. E apoio do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (NEDETA/CCBS) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A integração dos sentidos é um processo neurológico e inconsciente, que na maioria das vezes ocorre de forma quase que automática. Os sentidos como visão, audição, olfato, tato, paladar, vestibular e propriocepção são captados no nosso corpo e interpretados pelo nosso cérebro. Quando há uma dificuldade de integração sensorial, entra a atuação dos profissionais de Terapia Ocupacional. A Integração Sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do meio ambiente. Desenvolvida ao longo de mais de 40 anos, a Teoria de Integração Sensorial foi uma das primeiras a serem formuladas na prática da Terapia Ocupacional, a partir de evidências científicas.

Para a professora e terapeuta ocupacional Ana Irene Alves de Oliveira, gerente geral do CER III, o simpósio visa fazer uma discussão teórica e clínica sobre a teoria de integração sensorial e as práticas clínicas de IS. "Serão 19 palestrantes com a expertise na área de Integração Sensorial que vão abordar temas diversificados desde a intervenção precoce com a Integração Sensorial à intervenção de Integração Sensorial na escola com crianças com autismo, crianças com disfunções de IS; a importância da avaliação, e apresentação de trabalhos científicos. O simpósio é um avanço porque é o primeiro desse nível no Brasil com pesquisadores de todo o país". E complementou: "atualmente, a Uepa, juntamente com a Integris, é um polo formador de profissionais nessa abordagem de Integração Sensorial de Jean Ayres, que está se difundindo cada vez mais e hoje, na Uepa, somos os únicos formadores na abordagem com a certificação brasileira. Existem outros cursos no Brasil, mas que são parcerias com instituições americanas. A única formação totalmente brasileira é a realizada na Uepa, no Centro Especializado em Reabilitação, na Ueafto".

Inscrição - Os interessados em participar do evento podem ser inscrever através deste site.

Gravação - O simpósio será realizado de forma remota e transmitido em tempo real no auditório da Ueafto, mas também ficará gravado para que as pessoas que se inscreveram possam ter acesso por seis meses de todo o conteúdo que será discutido no evento.
 
Programação - A programação na quinta-feira,15, a partir das 9h, terá as palestras de Pesquisa em Integração Sensorial; A formação e a prática clínica em Integração Sensorial às 10h; A Integração Sensorial e as vivências na escola - Maturação da Práxis na Escola às 11h. Às 14h, a palestra Neurociências e Integração Sensorial; às 14h40, Integração Sensorial e Intervenção Precoce; A seletividade alimentar e Integração Sensorial às 15h20; A Integração Sensorial e outras abordagens às 16h e A Integração Sensorial na Clínica Privada e no SUS às 17h. Na sexta-feira, 16, a partir das 9h, terão as palestras Instrumentos de avaliação em Integração Sensorial; Evidências de Integração Sensorial no Transtorno do Espectro Autista às 10h; O raciocínio clínico em Integração Sensorial às 11h; Disfunção do Processamento Sensorial e Integração Sensorial às 11h. E à tarde, apresentação de trabalhos científicos.
 
Texto: Diane Maués (Ascom/Uepa)