Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar é pioneiro no Norte em projeto nacional sobre dados de pacientes em UTI

Por Vera Hojas (HJB)
13/06/2023 21h25

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), é o único do Norte do país a participar do projeto IMPACTO MR- PAV- um estudo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)- que tem o intuito de validar a aplicação dos critérios diagnósticos epidemiológicos de Eventos Associados à Ventilação Mecânica (EAV) nas Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV) notificadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do HJB, mais 14 hospitais fazem parte do projeto.

O estudo dá-se por meio da utilização de critérios do National Healthcare Safety Network (NHSN), que é a uma plataforma de projetos de apoio ao plano de ação nacional de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos em pacientes com idade a partir de 18 anos, internados na UTI participante do estudo, que são submetidos à ventilação mecânica.

De acordo com Maysa Cheno, uma das pesquisadoras do projeto, entre as atividades do estudo, já realizadas junto aos pacientes da UTI do HJB, está conferir e comparar se as informações que constam no sistema de coleta de dados estão de acordo com o que consta do prontuário dos pacientes. 

“A gente dá todo o apoio para a equipe que tá na linha de frente do estudo, fazendo esse levantamento das informações que a gente precisa e damos todo o suporte, como esclarecer dúvidas, receber feedbacks, para que possamos melhorar a condução desse estudo, pois ele é de todos, então, todo mundo tem o mesmo objetivo, que é fazer o trabalho dar certo e trazer resultados", complementou.

Sobre prazo de duração do projeto, de acordo com a gestora da área de controle de infecção hospitalar e de epidemiologia do HJB, Renata Silva, os estudos acontecem levando em consideração o alcance dos objetivos, por isso, se necessário, pode ser expandido por mais seis meses. 

“Este estudo foi iniciado em fevereiro, mas o primeiro do tipo foi iniciado em 2019, e ainda está em andamento no HJB, pois o prazo depende do que está sendo investigado, e como o objetivo é avaliar o impacto das infecções por bactérias multirresistentes relacionadas a assistência à saúde na unidade de terapia intensiva do hospital, o prazo de conclusão depende de como essas infecções vão se apresentando no decorrer das atividades do projeto.”

Para o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, é sempre muito satisfatório para a equipe do hospital, a participação em ações e iniciativas que visem a mitigação da segurança do atendimento aos pacientes da Unidade.

“Nossa equipe faz questão de participar de iniciativas que busquem o melhor e o mais seguro atendimento prestado a cada paciente do Hospital Jean Bitar. Por isso, nos sentimos honrados e felizes em saber que fazemos parte desse projeto, que busca a melhoria do atendimento relacionado à incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica de pacientes da UTI do nosso hospital”, destacou o gestor.

Este projeto, junto à equipe do HJB, também conta com a monitoria da pesquisadora, Kátia Cristina Camonda Braz que também estará presente no encontro em Brasília que será realizado em agosto deste ano com todos os hospitais integrantes do projeto, inclusive, o HJB.