Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em Paragominas, policiais civis recebem instruções para manuseio de pistolas Glock adquiridas pelo Governo

Por Talison Lima (PC)
13/06/2023 20h09

Policiais civis lotados na regional de Paragominas, no sudeste do Pará, participaram nesta terça-feira (13), da segunda etapa do curso de habilitação e manuseio das novas pistolas Glock, modelos G17 e G19, adquiridas pelo Governo do Estado, que foram entregues em março deste ano pelo governador Helder Barbalho, no Centro de Aperfeiçoamento e Formação de Praças “Coronel Moreira” (Cfap), em Belém. A ação itinerante é coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Academia de Polícia Civil (Acadepol) e conta com apoio operacional e instruções da Coordenadoria de Recursos e Operações Especiais (Core).

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, a aquisição das novas pistolas representam o amplo pacote de investimentos, superior a R$ 25 milhões, feito pelo Estado no aprimoramento dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública.

“Estamos avançando na promoção de capacitações para todos os policiais civis. Vamos conseguir capacitar mais de 2,5 mil policiais civis e com isso iremos oportunizar o preparo para o devido uso, manejo e manutenção das novas pistolas. A Polícia Civil preza pela qualidade na atuação de seus agentes de Segurança Pública. Com essa formação, vamos valorizar o servidor e dar continuidade ao nosso plano estratégico de promover ensino e qualificação aos policiais civis”, contou o gestor.

Integração - Também participaram agentes lotados em delegacias dos municípios de Aurora Do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna Do Pará, Mãe Do Rio e Ulianópolis. "Com essa capacitação vamos conseguir melhorar a qualidade nos serviços prestado à população de Paragominas e região", disse a delegada Alessandra Insabrals, da Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (Deaca).

Programação - A caravana seguirá nesta quarta-feira (14) para Superintendência Regional de Capanema onde serão capacitados mais de 90 policiais civis. Já nos dias 15 e 16, 106 servidores da Superintendência de Castanhal serão contemplados. Ao todo, nesse primeiro momento, serão habilitados aproximadamente 220 servidores vinculados à Diretoria de Polícia do Interior. “Também reconhecemos esse momento como uma oportunidade de valorizar os policiais civis que atuam no interior do Pará. Estamos ofertando as capacitações e o armamento, que também foram disponibilizados para as unidades da região metropolitana especializadas”, contou o delegado Hennison Jacob, titular da DPI.

A formação terá o acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS).

Conteúdo - O curso prosseguirá de maio a setembro deste ano para atender cerca de 2,5 mil policiais, com aulas teóricas sobre o armamento, regras de segurança, fundamentos do disparo, municiamento e carregamento da arma, desmontagem e montagem. Após a parte teórica, os agentes fizeram a prática no estande.