Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

URE Demétrio Medrado é entregue reconstruída para assegurar reabilitação

Na Sacramenta, em Belém, unidade assiste mais de mil pessoas, por mês, em tratamento de sequelas traumato-ortopédicas, entre outras

Por Melina Marcelino (SESPA)
12/06/2023 12h36

Governador: ″Esta unidade é uma referência de reabilitação para atender a região metropolitana, buscando fazer a inclusão″A Unidade de Referência Especializada (Ure) Demétrio Medrado assegura reabilitação a pacientes de todo o Estado, e, na manhã desta segunda-feira (12), a unidade foi entregue reconstruída e pronta para voltar a atender as mais de mil pessoas, por mês. Pacientes com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e, também crianças em tratamento de com paralisia e malformação congênita.

O governador do Estado, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan Tuma, estiveram presentes no ato de entrega da unidade e visitaram a nova estrutura da Ure.
 
“É uma nova estrutura para melhor assistir e melhor cuidar daqueles que necessitam do serviço de reabilitação do Estado. Esta unidade é uma referência de reabilitação para atender a região metropolitana cuidando das pessoas, buscando fazer a inclusão e com esta nova estrutura", afirmou ele.

O governador destacou que, "quem aqui trabalha poderá melhor exercer suas funções e, acima de tudo, promover maior acessibilidade para aqueles que necessitam de um atendimento moderno, adequado, equipado e estruturado”, complementou.


Governador e a vice-governadora, Hana Ghassan, acompanhados da alta cúpula de saúde pública, entre outras autoridades A unidade, criada no final da década de 70, na rede pública, nunca havia passado por uma reforma e, em março de 2022, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), iniciou a obra de reconstrução, com um investimento de  R$ 1,7 milhão.

Elizabeth Motta, é representante da Associação de Amigos da Acessibilidade do Pará, ela tem uma filha de 15 anos, que é cadeirante e precisa constantemente fazer a troca do cateter hidrofílico, na Ure. 

“Minha filha estuda e faz dança de cadeira de rodas e para ela ter qualidade de vida ela precisa desse cateter e do acesso às outras especialidades da Ure, por isso a reforma da unidade é muito importante para a gente. Agora o prédio está mais acessível e mais seguro”, diz Elizabeth. 

A URE Demétrio Medrado funciona na avenida Doutor Freitas, no bairro da Sacramenta, em Belém, com mais de 130 funcionários. São ofertados atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, nutricionista, terapia ocupacional adulto e infantil, fisioterapia, ortopedista, neurologista, clínico geral, também, são assistidos pacientes cadastrados no Programa de Cateter Urinário.

A coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência, Iracy Tupinambá, explica que a reconstrução do prédio vai trazer qualidade de vida e inclusão para os pacientes.  “Nós temos dentro dessa unidade profissionais altamente capacitados, com mestrado e doutorado, são profissionais acessíveis e sensíveis à causa da pessoa com deficiência”.

Secretário da Sespa, Rômulo Rodovalho: “Unidade estava precária, passou por uma grande intervenção está sendo entregue"Para o titular da secretaria estadual de saúde, Rômulo Rodovalho, a unidade de referência especializada é um equipamento importante para a inclusão e reabilitação. “A unidade estava em uma situação precária, mas passou por uma grande intervenção e uma modernização e hoje está sendo entregue e colocada novamente à disposição de toda população”.

O prédio da Ure, de um andar, é dividido em quatro setores: administrativo, fisioterapia, neuropediatria e assistencial, com 40 salas. A reconstrução considerou as limitações de mobilidade e as necessidades de apoio na locomoção dos pacientes atendidos.   

Dir. da Ure Demétrio Medrado, Mario Bessa observou que, desde a criação na década de 70, a unidade havia sido reconstruída “Ver essa unidade toda reformada é a realização de um sonho. Desde a inauguração nunca houve uma reforma. Agora os pacientes podem ser atendidos com mais acessibilidade e humanização, já que a gente é referência em atender pacientes amputados, cadeirantes, pacientes com incontinência ordinária e pacientes neurológicos. Daqui para a frente vamos só melhorar os serviços e atendimentos”, explica Mário Bessa, que dirige a unidade há cinco anos.