Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGÓCIOS

Pará e Guiana Francesa fortalecem relações no setor de turismo com parceria

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/04/2018 00h00

Representantes da Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa (CCI Guyane) foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (23), pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e corpo técnico da Setur. O encontro teve como principais objetivos fortalecer o ambiente de negócios no setor turístico, aumentar o fluxo de turistas e estreitar relações institucionais entre o Estado do Pará e o território ultramarino francês.

“Esse é um primeiro contato que, certamente, vai impulsionar essas trocas para que possamos receber mais paraenses na Guiana Francesa. Colocamos tudo na mesa para estabelecer as melhores formas de fazer dessas trocas uma via de mão dupla e gerar novos negócios, assim como ações e projetos a serem postos em prática a médio e longo prazo”, explicou o presidente da Comissão de Turismo da CCI Guyane, Edmé Zulemaro.

Acompanhado da chefe do Serviço de Turismo, Linda Donatien, e da assistente empresarial do setor de Turismo guianense, Gabrielle Prosper, ele destacou que a Câmara de Comércio e Indústria local busca, há 4 anos, promover e facilitar esse trânsito de turistas entre ambos os estados. “Vamos nos empenhar para que sejam dadas todas as garantias necessárias aos empresários”, afirma Zulemaro.

“Temos todo o interesse em fortalecer essa relação para que mais pessoas possam ir do Pará para a Guiana Francesa, como também possam vir da Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe e França para o estado do Pará, tendo em Caiena um ponto de apoio operacional para estes deslocamentos, seja como portão de entrada ou de saída de turistas”, comentou Adenauer Góes, que apontou ainda a existência de um voo direto Belém-Caiena, operado hoje pela Azul, como facilitador de acessibilidade para a adoção de estratégias comerciais do setor turístico.

Adenauer contou que, ainda em 2006, ele e o governador Simão Jatene estiveram em Caiena para uma série de visitas protocolares e reuniões na CCI Guyane com a intenção de criar uma relação mais próxima de negócios.

Linda Donatien revela que a agenda da comitiva no Pará inclui também encontros com agentes de viagens, já que para facilitar o visto de entrada dos turistas em Caiena será necessário que seja um firmado um contrato entre os agentes de turismo do Pará e Guiana Francesa e também intercâmbio entre os operadores para troca de conhecimentos sobre os destinos. Atualmente, são concedidos vistos de entrada de apenas 5 dias para viajantes que tenha como motivo a participação em congressos, negócios ou encontros institucionais, em função do controle de imigração.

“A Setur é parceira da CCI Guyane. Queremos propiciar e estimular um ambiente que seja um mercado seguro para a realização de negócios. É um processo de consolidação”, concluiu Adenauer.