Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Estado entrega URE Demétrio Medrado e amplia atendimentos especializados

A unidade conta com mais de 130 funcionários e oferece atendimentos de Psicologia, fonoaudiologia, nutricionista, terapia ocupacional adulto e infantil, fisioterapia, ortopedista, neurologista e clínico geral

Por Melina Marcelino (SESPA)
11/06/2023 12h56

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), devolverá à população, nesta segunda-feira (12), a Unidade de Referência Especializada (Ure) Demétrio Medrado, em Belém. A URE Demétrio Medrado funciona na avenida Doutor Freitas, no bairro da Sacramenta, passou por obras de ampliação e reconstrução. A partir desta semana, atenderá mais de 800 pacientes em diversas especialidades.

A unidade conta com mais de 130 funcionários e oferece atendimentos de Psicologia, fonoaudiologia, nutricionista, terapia ocupacional adulto e infantil, fisioterapia, ortopedista, neurologista, clínico geral, além de atender pacientes cadastrados no Programa de Cateter Urinário

Mário Bessa, diretor da unidade há cinco anos, explica que a reconstrução da URE vai trazer benefícios para muitas pessoas. “Consideramos que não é uma reforma, é uma nova unidade para a população paraense. É um ganho de qualidade de vida para os funcionários e pacientes. Mesmo com as dificuldades anteriores, sempre proporcionamos um atendimento humanizado, com a reconstrução, o tratamento será ainda melhor. É um sonho realizado dos pacientes e de toda a equipe que trabalha na URE”. A obra do governo estadual começou em março de 2022. Um investimento de  R$ 1,7 milhão. 

A Ure Demétrio Medrado é referência para casos de reabilitação de pacientes de todo o Estado. São pessoas com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e no tratamento de crianças de 3 a 12 anos, com paralisia e malformação congênita. A reconstrução considerou as limitações de mobilidade e as necessidades de apoio na locomoção dos pacientes atendidos. 

O prédio da Ure, de um andar, é dividido em quatro setores: administrativo, fisioterapia, neuropediatria e assistencial. Engenheiro da Sespa, responsável pela obra, Mayco Santos, destacou as questões estruturais e afirmou que a obra já pode ser considerada concluída. “Estamos apenas por detalhes para realizar a entrega. Os quatro blocos estão prontos para serem ocupados e atender a população”, afirmou.

O secretário de saúde, Rômulo Rodovalho, tem satisfação de ver a conclusão dos serviços. “Trata-se de uma unidade muito importante para a nossa rede de saúde, que atende pessoas de todo o estado. Estamos empolgados para devolver logo a Demétrio Medrado para o povo paraense, afinal, é a primeira grande obra da URE desde que ela foi inaugurada nos anos 70”, declarou.

Com colaboração de Edilson Teixeira