Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
2018/2020

Conselho Estadual de Saúde conta com 56 novos representantes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2018 00h00

O Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES-PA) elegeu e empossou a nova mesa diretora para a gestão 2018/2020. A presidência ficou a cargo de Pedro Gonçalves de Oliveira Neto, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde). Foi conduzida à vice-presidência Sônia Bahia, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e representante do segmento gestor e prestador. Órgão de controle social, o CES é formado paritariamente por entidades que representam os usuários dos serviços de saúde, trabalhadores e a gestão estadual.

A cerimônia de posse dos 56 novos conselheiros aconteceu nesta terça-feira (24), na sala de reuniões da entidade. Além do presidente, foram eleitos o vice-presidente e o primeiro e segundo secretários, que formaram a nova mesa diretora. O ato foi conduzido pela secretária adjunta de Gestão Administrativa da Sespa, Maria do Céu Guimarães de Alencar, e pela presidente do CES durante a gestão 2016-2018, Eunice Begot.

Durante a posse, o novo presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, Pedro Neto, lembrou aos conselheiros que a participação das classes representadas devem refletir a missão do Conselho como órgão de controle social, capaz de travar os debates sobre o sistema de saúde.

Maria do Céu Guimarães destacou o compromisso dos novos integrantes em debater as políticas públicas de saúde baseadas nos interesses da população. Ela se disse surpresa com o empenho dos envolvidos a favor do debate, sobretudo, sobre a aplicação dos recursos financeiros que permeiam o SUS.

Representação – No segmento gestor e prestador há representantes da Sespa, Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems) e Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Sindesspa).

No segmento de trabalhadores de saúde, os novos conselheiros representam o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Previdência, Saúde, Trabalho e Assistência Social no Estado do Pará (Sintprevs), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará (Sindsaúde) e Sindicato dos Médicos do Pará (Sindimepa).

Oriundos do segmento de usuários, estão membros da Associação Amazônica Evangélica (Aame), Associação Paraense dos Portadores de Hemofilia e Coagulopatias Hereditárias (Aspahc), Federação dos Centros Comunitários e Associações de Moradores do Estado do Pará (Fecampa), Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT), Associação dos Usuários do SUS (Ausus), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Brasileira de Mulheres (UBM), Central Única dos Trabalhadores no Pará (CUT), Federação Paraense de Entidades do Movimento Sindical (Fepem), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan), Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade do Estado do Pará (MMCC) e Federação dos Empregados e Empregadas Rurais do Estado do Pará (Feterpa).

Assinado pelo governador do Estado, Simão Jatene, o decreto com a lista dos 56 novos conselheiros foi publicado na edição de 4 de abril deste ano do Diário Oficial do Estado (DOE), disponível também para consulta pública por meio do site: www.ioepa.com.br

Serviço: O Conselho Estadual de Saúde do Pará fica na Avenida Conselheiro Furtado, 1.086, entre Doutor Moraes e Serzedelo Corrêa. Contatos: 3202-9600 / 9612 / 9613 e 9618. E-mail: [email protected].