Seduc e Marinha do Brasil firmam parceira em projeto de educação
O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil abriu, nesta terça-feira (24), o Programa Forças no Esporte (Profesp), com uma programação no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), no Distrito de Icoaraci, em Belém. O programa, criado pelo Ministério da Defesa, atende 23 mil estudantes em vulnerabilidade social, de escolas públicas no País, com atividades esportivas e educativas em espaços da Marinha do Brasil, Aeronáutica e Exército Brasileiro.
Em Belém, são beneficiados pelo programa, por meio do 4º Distrito Naval, cerca de 500 estudantes de 7 a 18 anos de 12 escolas estaduais e municipais no contraturno das aulas regulares. A cerimônia presidida pelo comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edervaldo de Abreu Filho enalteceu a participação dos alunos de escolas públicas, e lembrou que também estudou nas chamadas “escolas de governo”.
“Somente a educação mudará a realidade de vocês”, enfatizou o comandante aos estudantes. O vice-almirante Edervaldo destacou que investir no jovem é investir no futuro do País, na formação de pessoas de bem. Ele lembrou que esteve na Escola Estadual Jaderlândia, onde plantou mudas de árvores na segunda-feira (23).
“Plantei quatro árvores lá; é um gesto pequeno, mas alguém, no futuro, vai se alimentar dessas árvores, como eu me alimento dos frutos das árvores que alguém já plantou”, completou o comandante do 4ºDN.
Os estudantes das escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) desenvolvem atividades do Profesp, duas vezes por semana, em três unidades do 4° DN: no Ciaba, no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém.
Valores
Da rede estadual, 315 alunos das escolas Almirante Guillobel, Almirante Tamandaré e Jaderlândia são atendidos pelo Profesp. “Os estudantes têm uma programação intensa no Projeto, com futebol, natação, corrida, judô, caratê, oficinas e visitas ao Planetário do Pará e outros pontos turísticos, além do reforço escolar”, relatou a diretora da Escola Jaderlândia, Elizabeth Aguiar. “Eles assimilam valores muito úteis à vida deles”, avalia a diretora da Escola Almirante Tamandaré, Nádia Sena.
A abertura do Profesp reuniu a secretária municipal de Educação de Belém, Socorro Aquino; o palestrante e ex-técnico da Seleção Brasileira de Boxe, Ulisses Pereira, e os comandantes do Ciaba, capitão Baptista Santos; do 2º BOR, capitão Litwak, e da Estação Radiogoniométrica, capitão Guilherme Carvalho, entre outras autoridades.