Escola de Governança apresenta artigo no X Encontro Brasileiro de Administração Pública
Evento segue até esta quarta-feira, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília (DF)
O artigo "Gestão do conhecimento e a formação do capital intelectual na gestão pública: evidências, fragilidades e potenciais", elaborado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (Ceppe) da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), foi defendido no X Encontro Brasileiro de Administração Pública. Com o tema “Inovação na Administração Pública é criar valor para a sociedade”, o evento, que iniciou na segunda-feira (5) segue até esta quarta-feira (7), no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília (DF).
O artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa "Análise do capital intelectual na estrutura pública do Estado do Pará", que teve como objetivo geral diagnosticar o capital intelectual, formado pelos capitais humano, relacional e estrutural nas organizações públicas do poder executivo paraense.
“O desenvolvimento de pesquisas que amparam a tomada de decisões da gestão pública estadual é um dos pilares do trabalho da EGPA e o trabalho sobre o capital intelectual, iniciado ainda em 2021, pôde realizar um levantamento que ajudará a observar as potencialidades, competências e habilidades em diferentes órgãos do Estado”, destaca a diretora da Escola de Governança, Elisangela Jorge.
"Na nossa pesquisa observamos que há um potencial forte do capital humano e intermediário dos capital estrutural e relacional, o que resulta em um capital intelectual com potencial intermediário. No artigo realçamos que esse potencial pode ser elevado a partir de ações de capacitação e de estruturação de modelos de gestão baseados em competências dos agentes públicos", explica Sérgio Gomes, autor do artigo.
Além do Dr. Sérgio Gomes, da EGPA, o trabalho também é de autoria do Dr. Carlos Miranda, Ms. Evandro Ladislau e Ms. Jefferson Siade, da EGPA, e a Dra. Luciana Ferreira da Escola Fazendária e vinculada ao Observatório de Governança Pública da Escola de Governança.
Observatório de Governança Pública
O Observatório de Governança Pública é o grupo de estudos da EGPA, vinculado ao Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (Ceppe), e engajado com pesquisa de alto impacto para o Governo do Pará. A iniciativa tem o intuito de reunir pesquisadores para tratar de assuntos do interesse público e tornar a Escola de Governança Pública em um espaço de produção e disseminação do conhecimento na gestão pública paraense.