Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Fapespa destaca projetos voltados à produção agrícola em evento em Santarém

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) tem editais voltados à produção rural comprometida com a preservação da floresta

Por Gustavo Pêna (SEOP)
06/06/2023 14h26

Presidente da Fapespa, Marcel Botelho destaca editais de financiamentos da Fundação para o desenvolvimento ruralA Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) participou, na manhã desta terça-feira (6), do ciclo de discussões da Caravana da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizada no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Santarém, que tem um dos principais polos agrícolas do Pará.

A Caravana Embrapa é uma iniciativa com o objetivo de levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. A edição deste ano tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando o crescimento da produtividade em até 20% na safra 2022/2023.

O diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, que esteve presente no evento, destacou algumas das iniciativas que são financiadas pela Fundação voltadas à produção agrícola no Estado e chamou os pesquisadores locais a submeterem projetos às chamadas e editais da entidade.

“O Pará segue dando exemplo que é possível conciliar a preservação da floresta com uma economia de alto impacto. Os projetos financiados pela Fapespa visam uma maior produtividade, melhor conservação do solo e mais sustentabilidade para o agronegócio paraense. Apesar disso, precisamos de mais pesquisas, como sobre o uso de remineralizadores, por exemplo, e a Fundação se propõe a incentivar estudos sobre o tema”.

Boletim da Agropecuária Paraense 2022: o último estudo divulgado pela Fapespa mostrou que o avanço da pecuária, o incremento da cultura da soja e o maior número de empregos gerados no campo foram alguns dos destaques do setor no ano passado. 

O Pará tem uma vocação natural para o agro em razão de fatores como o solo de boa qualidade, o clima favorável, a previsibilidade do regime de chuvas e as ações governamentais que tem incentivado a incorporação de tecnologias e a intensificação de estudos e pesquisas através da Fapespa.