Governo e especialistas debatem sustentabilidade no Dia do Meio Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Governo do Pará reuniu diversas instituições na programação Junho Verde para celebrar a data com painéis temáticos e a participação de especialistas na área ambiental. O evento aconteceu nesta segunda-feira, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Cultura (Secult) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, fez a abertura do evento com a presença de autoridades estaduais. “Esse momento do Junho Verde, quando comemoramos o dia mundial do meio ambiente, por termos sido escolhido (a cidade de Belém) pela ONU para realizar a COP 30, em 2025, é um momento para refletirmos, mobilizar, realizar e chamar a população de Belém, do Pará e da Amazônia para a importância de ter um evento como esse aqui na Amazônia. Esse é um momento para discutir sobre a Amazônia com os amazônidas e dizer ao mundo aquilo que precisamos para manter a floresta viva, para fazer com que a nossa população tenha uma melhor qualidade de vida, com o meio ambiente adequado”, ressaltou Mauro O’de Almeida.
O primeiro painel teve como tema “Os tribunais de contas e o controle ambiental”, com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Assis Corrêa Pinheiro. “É extremamente importante participar dessa programação realizada aqui pelo governo do estado do Pará junto com o Tribunal de Contas do Pará, no Junho Verde. A atuação dos Tribunais é importante para que nós possamos efetivamente fazer um meio ambiente mais sadio, mais saudável, visando as presentes e futuras gerações como diz a Constituição de 88, portanto o Tribunal de Contas e o governo do Estado do Pará empenhados em discutir essas questões ambientais, resolveu fazer esse evento de extrema importância para todos nós, para toda a sociedade, visando um futuro melhor para todos. Então, é exatamente nesse sentido que nós precisamos olhar para o futuro, um olhar mais de proteção para que as futuras gerações possam agradecer a nós que estamos aqui, porque se nós falharmos, faltará ou falharão todos”, ressaltou o conselheiro.
Em seguida, subiu ao palco do teatro o ambientalista, fundador da SOS Mata Atlântica, membro de várias ONGs brasileiras e internacionais, e autor de parte da legislação ambiental do País, Fábio Feldmann, com o painel “Pará - Brasil e os Tribunais de Contas: sustentabilidade diante dos desafios globais”. De acordo com o ambientalista, a realização da COP 30 em Belém, será um bom momento para mostrar para o mundo bons exemplos a serem seguidos. “O mundo estará aqui em Belém e há uma enorme expectativa de que o Pará seja o grande protagonista da conferência, para mostrar bons exemplos e que mostre bons exemplos. Isso ajuda o Brasil a resgatar o potencial que merece nos sistemas”, declarou.
Junho Verde - No Pará, a Lei Estadual nº 9.856/2023 instituiu a Campanha Junho Verde para ser realizada, anualmente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho no Pará. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver o entendimento da população quanto à importância dos ecossistemas naturais e dos seres vivos, assim como o controle da poluição e a degradação dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações.
A programação deste ano contou com atividades físicas, marketplace de bioeconomia, atividades de educação ambiental, exposições e com o espaço “Nossa Amazônia”, entre outras ações no Parque Urbano Porto Futuro, Parque Estadual do Utinga, Casa das 11 Janelas, por meio do Preamar da Criatividade, além da Estação das Docas.