Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR celebra o Dia do Meio Ambiente com exposição de projetos ambientais, em Belém 

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) montou uma Feira Sustentável sobre a preservação dos recursos naturais 

Por Pallmer Barros (CIIR)
05/06/2023 16h03

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, preocupa-se com a proteção ambiental e, nesta segunda-feira (5), aderiu ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizando, a Feira Sustentável junto com reabilitandos, acompanhantes e colaboradores que celebraram a data conhecendo um pouco mais de projetos proporcionados pela instituição.  

Organizado pela Comissão de Sustentabilidade, o evento de educação ambiental contou com estandes com informações de diversas ações sustentáveis, entre elas, a promoção do uso racional de água por intermédio de uma cisterna que capta água da chuva para potencializar as terapias ao ar livre e, ao mesmo tempo, economiza a água potável para realizar limpezas externas no Centro. 

“É muito gratificante acompanhar a evolução e mudança de hábitos dos colaboradores e usuários em cada ação que realizamos. Valoroso estar em uma instituição que se compromete em usar os recursos naturais com responsabilidade e investir no bem-estar do planeta”, salienta a presidente da Comissão, Luciana Rocha, que destaca ainda, o contato com a natureza sendo um suporte interessante que agrega valores no plano terapêutico do reabilitando. 

Aproveitando a oportunidade, de forma oficial, o evento iniciou mais uma ação de sustentabilidade denominada “Adote uma Árvore”. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o projeto tem o intuito de fornecer mudas de plantas à comunidade assistida pelo CIIR incentivando ao reflorestamento.  “Para adotar, é necessário ter um ambiente adequado e realizar o registro do plantio aproveitando que uma parcela de assistidos reside no interior do Estado e com espaço para vegetação. Cada pessoa irá preencher um formulário cedido pela Comissão antes da entrega das mudas para analisarmos a solicitação”, explicou Luciana.  

Semelhante a isso, a Comissão de Sustentabilidade conduziu o “Canteiro com a Comunidade”, que incentiva o plantio de mudas em pneus personalizados em áreas urbanas. Paralelamente às terapias e com o apoio do setor de Arte e Cultura, os reabilitandos realizaram o plantio com mudas cultivadas no Jardim Sensorial do Centro de Reabilitação, deixando assim, o ambiente ainda mais colorido e totalmente sustentável.

Participante da ação, Fabiane Silva, de 39 anos, acompanhou o filho Fernando Ferreira, de 11 anos, um dos usuários que realizou o plantio de mudas em pneus. A mãe pontuou o evento como interessante porque os usuários convivem com a natureza em meio aos atendimentos. “Ótimo para incentivá-los desde cedo a cuidar mais do planeta. Não somente em plantar mudas ou realizar a reciclagem, contudo, não menos importante, ensiná-los a não jogar lixo na rua. Isso o CIIR ensina”, complementa.   

O CIIR promove a Feira Sustentável com o intuito de valorizar o comércio sustentável oriundos de reaproveitamento. Uma das participantes que expôs seus produtos, a Artista Vidreira, Isabel de Almeida, realiza a Vitrofusão. 

A designer ressalta a importância da sustentabilidade pontuando que o “trabalho faz muito a diferença para o meio ambiente conscientizando as pessoas. Meu sonho é ter milhares de Isabel trabalhando com vitrofusão porque ajuda a salvar o planeta. Eu não vejo pelo lado financeiro ter concorrência na venda, mas sim, como ativista para a transformação do vidro tirando garrafas do lixo, por exemplo. É saúde para todos separar os resíduos”.  

Projetos – As atitudes sustentáveis seguem em um ambiente arborizado com 1.640 m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida pelo Centro com o intuito de conscientizar a alimentação saudável. 

Para favorecer a produção de flores e frutos no jardim, a Comissão montou um Meliponário, uma criação de abelhas nativas sem ferrão. “Elas são importantes polinizadores e, ainda, temos a oportunidade de levar os reabilitandos e acompanhantes para o local e mostrar os manejos das abelhas, a importância do espaço, tudo sendo incluído como suporte terapêutico”, explicou Luciana Rocha. 

Além disto, a Comissão de Sustentabilidade ainda realiza a coleta de resíduos químicos, incluindo, o Dia “D” de coleta seletiva. A oficina de produção de sabão ecológico é outra ação que garante preservação ao meio ambiente, pois em parceria com o Instituto Alachaster, a atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como lavar louças, por exemplo. Nesta segunda, os participantes da Feira receberam como amostra uma garrafa contendo sabão líquido artesanal (detergente) produzido em oficina.  

A didática traz a conscientização para a sociedade não descartar o produto de forma incorreta, “muitas das vezes, na pia da cozinha onde lavamos a louça, atitude esta que agride o meio ambiente através dos esgotos indo parar nos rios e mares”, alertou Luciana Rocha.   

Parceria ambiental - O projeto Eco CIIR realiza a coleta e destinação correta de resíduos. O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula o colaborador a trazer resíduo ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. 

Desta forma, realiza-se um monitoramento onde consegue identificar e eleger a pessoa que mais contribui no período trazendo resíduo de casa. “Quem mais contribuir, a Comissão promove como destaque, o colaborador com selo ‘Atitude Sustentável’ do mês”, finaliza. 

Para isso, o material reciclável coletado é contabilizado e, com o saldo gerado no final do ano, é realizado um sorteio entre os participantes. Os contemplados recebem desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.

Atendimentos - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:

O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 4042.2157 / 58 / 59.