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SEGURANÇA PÚBLICA

Ação cidadania garante mais de 13 mil atendimentos em Breves, no Marajó

Iniciativa da Segup, contou com rede de parceiros institucionais, e garantiu atendimentos de Saúde e a emissão de documentos, entre outros serviços

Por Walena Lopes (SEGUP)
05/06/2023 15h39

A ação “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), em parceria com outros órgãos estaduais e municipais, finalizou as atividades com mais de 13 mil atendimentos realizados na Base Fluvial Antônio Lemos, e,também, na cidade de Breves, no Marajó. A ação faz parte do trabalho de cidadania e defesa social que reuniu diversos serviços à população ribeirinha e à sede do município, no arquipélago marajoara.

Foram realizados atendimentos de Saúde, como vacinação, também houve a emissão de documentos, inscrições no CadÚnico, atendimentos jurídicos, além de orientações sobre os canais de denúncia do Sistema de Segurança Pública. A iniciativa da Segup reuniu diversos órgãos parceiros.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública, com o intuito de promover atividades de cidadania e defesa social voltadas para a população das regiões ribeirinhas, utilizando a Base de Antônio Lemos, à serviço de todos, como avalia o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

“A Base Antônio Lemos já é uma referência na região pelo seu combate à criminalidade e agora, também, é utilizada para dar  garantia de direitos, possibilitando a cidadania aos moradores das vilas e dos municípios no entorno dela. Pensamos em uma programação com oferta de atendimentos especializados, aliando a prevenção social à nossa estratégia de segurança”, destacou o titular da Segup.

Etapas - A primeira edição do mutirão de serviços foi dividida em duas etapas, sendo a primeira em atendimento à população de Antônio Lemos e das comunidades adjacentes. A ação iniciou no dia 19 de maio com mais de 7.400 atendimentos entre eles; atendimento em saúde, a exemplo de,  vacinação, testes de hepatites 1 e 2, PCCU, consultas, verificação de pressão arterial e nível de glicemia, avaliação e encaminhamento para órtese e prótese, etc. Já em parceria com a Polícia Civil e a Receita Federal, foram emitidos ainda 596 documentos como RG e CPF. 

A população recebeu também 196 orientações jurídicas realizadas pela Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, além de 234 inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), 169 inscrições para Passe Livre para pessoas com deficiência. Além de várias atividades de palestras de prevenção de crimes contra a mulher, exploração sexual da criança e adolescente e orientações de saúde da mulher e do homem e escalpelamento.

De acordo com o diretor da DPS/Segup, o tenente-coronel PM Marcos Castro Alves, a ação obteve o resultado positivo, com uma expectativa de atendimentos acima do esperado. 

“Sabemos da dificuldade que a comunidade local possui para ser atendida por serviços essenciais. E a nossa intenção foi a de facilitar esse acesso, possibilitando atendimentos de qualidade, atendendo a necessidade da população local. Contamos com a participação e parceria de diversos órgãos para que fosse possível realizar a emissão de documento, assim como, fazer a vacinação e  orientações, e assim, beneficiar a todos de uma forma mais ampla. O nosso propósito é de dar continuidade nesse tipo de atendimento, especialmente na Base Antônio Lemos,  para que, além da fiscalização ambiental e aduaneira, seja um ponto de garantia da cidadania”, pontuou.