Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VERDE

No Parque Porto Futuro, Semas oferece a experiência de estar em uma floresta

O espaço pode ser visitado novamente neste domingo (04), junto com a Feira da Bioeconomia

Por Aline Saavedra (SECOM)
04/06/2023 00h51

Com os sons da floresta, o espaço atrai a atenção de jovens e adultosUm espaço sensorial para visitantes experimentarem a sensação de estar em uma floresta foi construído pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e ficará aberto ao público no Parque Urbano Belém Porto Futuro até este domingo (04), a partir de 16 h. A programação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. 

Na abertura do espaço, neste sábado (03), o titular da Semas, Mauro O'de Almeida, disse que no espaço sensorial, além das imagens, há a experiência dos sons da floresta, além de a programação incluir a Feira da Bioeconomia, atividades do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e espaço lúdico para crianças.

Alunos da Ufra informam sobre fauna silvestre "Precisamos que o povo da cidade tenha conexão com a floresta, com a agenda ambiental, com a agenda climática, e que a gente possa conscientizar a sociedade, sobretudo agora que a gente tem a responsabilidade de realizar a Conferência das Partes das Nações Unidas do Clima aqui em Belém, em 2025, a COP 30, momento que a gente tem de união, de congraçamento e de mostrar a Amazônia real para o mundo, a Amazônia que a gente vive verdadeiramente. Não é a Amazônia de fantasia, de que aqui a floresta é um nada. Para nós, a floresta é tudo, mas tem que ter conexão com a população urbana, que vai ser o elemento indutor, formador de opinião das pessoas do Pará, do Brasil e do mundo", disse o secretário.

Mudas e informações - O Ideflor-Bio disponibilizou 50 mudas de açaí para distribuir entre o público, enquanto estudantes de Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deram informações aos presentes sobre fauna silvestre, sementes, madeira e botânica.

O aluno Marcos Souza explicou que "ao trazer a exposição, espera mostrar a quem não tem esse conhecimento mais sobre os animais, e com isso fazer com que todos tenham mais respeito”.

O engenheiro florestal Cleberson Salomão, da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Ideflor-Bio, ressaltou que o objetivo da instituição é "implementar o plantio de mudas frutíferas pelos quintais das casas, o que é tão importante para as comunidades".

Mudas foram oferecidas pelo Ideflor-BioA Semas ainda apresentou o jogo Amigos do Meio Ambiente ao público infantil. Na Feira da Bioeconomia, a vendedora Taís Reis, que comercializa chocolate da Ilha do Combu, em Belém, disse que "queremos alcançar mais a população para incentivar o conhecimento do cacau do Pará, da ilha do Combu".