'Uepa Ambiental' incentiva práticas sustentáveis no ambiente acadêmico
O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da instituição promove a redução de resíduos e a reciclagem em cooperativas da Região Metropolitana
Pesquisas e ações práticas, como envio de resíduos sólidos a cooperativas e campanha contra uso de copos descartáveis na instituição, estão entre as diretrizes adotadas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, para promover conscientização ambiental e a sustentabilidade. No Dia Nacional da Educação Ambiental – 03 de Junho, a instituição consolida sua condição de pioneira na criação e implantação de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos na capital paraense.Entre as medidas do Plano estão a redução da quantidade de resíduos sólidos e a adoção de embalagens sustentáveis
O Programa “Uepa Ambiental” desenvolve pesquisas nos campi da instituição desde 2019, criando ações de educação ambiental voltadas à comunidade acadêmica, para promover mudanças de hábitos e a consequente redução da produção de resíduos.
Cooperativa que recebe material reciclável coletado pela UepaSegundo Carla Linhares, executora do Programa, “os resíduos sólidos recicláveis que ainda são gerados pela instituição são triados, separados, pesados e encaminhados mensalmente a cooperativas parceiras, desta forma auxiliando o meio ambiente e na renda de cooperados da Região Metropolitana. A entrega de copos e canecas foi uma ação forte, realizada em todos os campi (capital e interior). Já foram 22.825 kg de resíduos sólidos recicláveis encaminhados a cooperativas da Região Metropolitana desde 2019”.
Primeiro passe - Andréa Gonçalves, recém-formada no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, participou como bolsista de iniciação científica do Programa “Uepa Ambiental” em 2022. A pesquisa priorizou a gestão de resíduos dentro dos laboratórios da Universidade.
“Acho que se trata de uma temática não só extremamente importante, como necessária. Para adoção de práticas mais sustentáveis basta apenas o primeiro passo. A criação de hortas e oficinas de compostagem é exemplo disso. Sempre gerava muito interesse por parte de todos, o que incentiva a perceber novas formas de cuidado com o meio ambiente”, reforça Andréa Gonçalves.
Valorizar o trabalho das cooperativas de reciclagem é um dos resultados das ações de conscientização ambiental, destacou o pró-reitor de Gestão e Planejamento, professor Carlos Capela.
“O trabalho desenvolvido internamente na Universidade reflete nas diversas cooperativas e associações de recicladores, que agem como personagens fundamentais, para que a Uepa seja uma instituição cada vez mais sustentável. Assim como no consumo responsável, na redução da poluição de ambientes, em repensar hábitos e na possibilidade da geração de empregos e renda”, enfatiza Carlos Capela.