Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Setur forma turmas de “Qualidade no Atendimento” em Santarém e Salinópolis

Secretaria pretende aumentar o número de profissionais preparados nos diversos setores que compõem a atividade, oferecendo aos turistas um padrão de excelência

Por Israel Pegado (SETUR)
02/06/2023 13h00

Uma cidade acolhedora e hospitaleira é um destino preparado para bem receber os turistas que a visitam. Parte desse processo está diretamente ligado à prestação de serviços, em especial, nos setores que compõem a cadeia produtiva do Turismo. Com foco nessa perspectiva, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) forma turmas no curso de “Qualidade no Atendimento” em Santarém e Salinópolis, nas regiões de integração do Baixo Amazonas e do Rio Caeté, dois destinos turísticos dos mais procurados no Pará. A turma de Santarém, com total de 18 alunos, conclui a capacitação nesta sexta-feira (02).

Com aulas teóricas e práticas com carga horária total de 40 horas, a capacitação aborda tópicos como conceitos, finalidades e forma de atendimento, os tipos de clientes, fidelização, a linguagem no relacionamento, o processo de comunicação, feedback, apresentação e postura profissional, conduta pessoal e frases importantes, palavras "mágicas" e de cortesia, como se dirigir ao cliente, escuta ativa, "encantamento" de clientes, dentre outros temas.

“Nossa mentora é uma excelente profissional. Se torna uma palestra com trocas de conhecimento de diferentes empreendimentos que estão com o mesmo intuito de qualificação. O profissionalismo em atender, receber, ser transparente, organizado, valorizar seus clientes, ser esforçado, ter acima de tudo responsabilidade. São formas de contribuir da melhor forma para melhorar e estreitar nosso serviço com nossos clientes, colaboradores e fornecedores. Ter um atendimento de qualidade nos tornam únicos no mercado”, garante Anna Maria Duarte, da Vila de Alter Pousada Boutique Amazônia.

Vanderleia Costa, da agência de viagens Belezas do Tapajós Passeios Turísticos, o curso é importante na busca por qualidade no atendimento ao cliente.

“Acredito que a qualidade no atendimento ao cliente faz a diferença em qualquer segmento. Precisamos saber ouvir qual a necessidade dele para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema. Um cliente satisfeito leva seu nome a qualquer lugar e hoje a internet pode te alavancar a conquistar novas experiências a cada dia”, garante.

Raimundo Nonato de Almeida, sócio coordenador do restaurante e redário Nossa Praia, participou do curso pela segunda vez. “Continuo inovando cada vez mais. Capacitação mais importante é aquela que nos traz para o dia a dia. Esse curso vem somar para nosso atendimento no nosso ramo de negócio que é o turismo em nosso estado”, comentou.

A mesma formação foi também realizada pela Setur no município de Salinópolis, entre os dias 22 e 26 de maio, com apoio da Secretaria de Turismo de Salinas (Setursal), para um total de 20 alunos.

Com o curso de "Qualidade no Atendimento", a Setur visa o aumento de profissionais capacitados nos diversos setores que compõem a atividade, oferecendo aos turistas um padrão de excelência, fundamental para a construção de uma imagem agradável dos destinos e sentimento de retorno dos visitantes.