Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO

Pará participa do Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, em Portugal

Belém, que já recebeu o título de Cidade Criativa, pela Unesco, na categoria Gastronomia, é a única brasileira a participar de evento no setor

Por Sâmia Maffra (SETUR)
02/06/2023 10h50

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), participa do Encontro Internacional de Gastronomias do Mundo, no município de Bragança, em Portugal, que prossegue até o dia 4 de junho. A Bragança portuguesa promove a adesão à Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), na categoria Gastronomia, título que também já foi concedido a Belém, no Pará em 2015. 

A Rede de Cidades Criativas da Unesco abrange sete áreas criativas: Artes digitais, Artesanato e Artes Populares; Cinema Design, Gastronomia, Literatura e Música. Em 2022, 295 cidades faziam parte desta Rede (49 somente na categoria Gastronomia) e são oriundas de 90 países, entre as quais 9 cidades são portuguesas.

“Nossa capital é referência mundial em gastronomia, com uma culinária rica, diversificada e única, o que nos torna destino de turismo gastronômico do país. É uma grande honra representar o Pará e o Brasil; somos a única cidade do país a participar desse evento. Será um momento oportuno de troca de experiências e de cooperação entre as cidades e os países. A Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma excelente plataforma para o desenvolvimento de parcerias promotoras da inovação, das indústrias culturais e criativas e do turismo, todas ligadas à gastronomia”, afirmou o titular da Setur, Eduardo Costa, que compõe a comitiva do evento, presente na cidade desde o último dia 31 de maio.

A gastronomia de Bragança, chamada de Gastronomia Transmontana, também é reconhecida pela diversidade e criatividade de pratos, que alia tradição e inovação nos pratos. 

Belém, com sua expertise reconhecida na área gastronômica, foi a a única cidade brasileira a participar de evento no setorNa programação estão incluídos seminários com o tema “A importância da gastronomia para o desenvolvimento local”, que vai abordar a importância da Rede de Cidades Criativas da Unesco para o desenvolvimento sustentável, com o palestrante Antônio Sampaio da Nóvoa, ex-Reitor da Universidade de Lisboa e ex-Embaixador de Portugal junto da UNESCO.

“A gastronomia como elo de viajantes, de turistas e do diálogo intercultural” também será tema de palestra ministrada por Santiago Tejedor, diretor do Gabinete de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona.

Fazem parte da programação ainda as temáticas Gastronomia: ensino e investigação; Inovação e criatividade na Gastronomia tradicional, como palestrante o Chef Óscar Geadas e Gastronomia Transmontana: ligações com outros temas da Rede de Cidades Criativas, ministrada por Paulo Vaz, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. O seminário que abordará a candidatura de Bragança à Rede de Cidades Criativas será realizado no sábado (3). 

Visitas a destinos turísticos de Bragança estão incluídos na programação do eventoCada cidade membro selecionada como Cidade Criativa da Gastronomia participante do evento terá um momento de apresentação sobre suas experiências e competências gastronômicas. As cidades são Santa Maria da Feira (Portugal), Burgos (Espanha), Belém do Pará (Brasil), Bohicon (Benin), Tsuruoka (Japão) e também da cidade convidada como observadora Água Grande (São Tomé e Príncipe). Como programação cultural estão previstos mostra gastronômicas, degustação no estande da cidade- membro convidada Belém e degustação da gastronomia transmontana.

No roteiro também estão previstos visitas a destinos turísticos de Bragança, como Castelo, ‘Domus Municipalis ‘e passeio pela Cidadela, Rio de Onor, Parque Natural de Montesinho, à Câmara Municipal, visita à Basílica de S. Cristo de Outeiro e visita ao Museu do Touro.