Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Imprensa Oficial do Estado entrega exemplares do Manual da Polícia Científica

Por Julie Rocha (IOE)
01/06/2023 16h02

A Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, entregou na tarde desta quinta-feira (1º), os exemplares impressos do Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP), da Polícia Científica do Pará (Pcepa). A entrega aconteceu em  reunião com a presença do presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera; do coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves; do diretor-geral da Pcepa, Celso Mascarenhas; e da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes), da Pcepa, representada por Amanda dos Santos e por Dilma Duarte.

A publicação de 220 páginas é de autoria dos peritos criminais do Núcleo de Crimes contra a Vida (NCCV), do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Bianca Alcântara, Érica Santos, Jânio Arnaud, Teresinha Palha e Yana Jenning. “Esse projeto da polícia científica mostra que além de produzir segurança, nós produzimos conhecimento, produzimos pesquisa, essa é a primeira obra no Brasil onde é descrito detalhadamente o trabalho pericial, principalmente para fortalecimento do laudo pericial”, relatou o diretor-geral da Pcepa, Celso Mascarenhas.

Segundo ele, a obra é rica em detalhes e metodologias técnicas que permite ao perito “seguir minuciosamente os procedimentos necessários para uma excelente perícia e, consequentemente, um laudo idôneo entregue pela Justiça do nosso estado”, complementou.

Além de trazer organização para os procedimentos periciais, o manual vai apoiar os peritos recém-chegados ao Núcleo, que poderão absorver com mais firmeza a padronização dos procedimentos do setor e também será útil aos peritos mais experientes, que poderão consultá-lo para tirar dúvidas e se reciclar.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Filho Machado, destaca na apresentação do livro, os avanços recentes ocorridos no Sistema de Estadual de Segurança Pública (SIEDS), com os expressivos resultados de redução dos índices de criminalidade, reconhecidos pelos organismos de segurança pública do país, fruto do comprometimento profissional e qualificação técnica dos operadores de segurança pública. “Temos a satisfação de festejar o lançamento do POP que chega como um valioso instrumento para contribuir na atuação pericial criminal”, disse ele.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, esse é um importante documento impresso pela Editora que sistematiza o processo de perícia criminal. “É uma importante contribuição que a nossa Editora Pública Dalcídio Jurandir está realizando para a sociedade paraense”, finalizou.

Com colaboração de Viviane Tamyres