Graesp promove curso para segurança e prevenção de acidentes de aeronaves
Capacitação objetiva conscientizar sobre os riscos e também sobre as operações técnicas desenvolvidas pelo Grupamento Aéreo de Segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), realizou o “Encontro de Segurança Operacional” sobre acidentes aéreos, nesta quarta-feira (31), para o efetivo que atua no grupamento. O curso foi ministrado no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), para 80 participantes, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo.
A conscientização sobre a cultura organizacional de prevenção de acidentes foi o foco das discussões no evento. Segundo o Diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, a palestra tem o objetivo de conscientizar os pilotos e mecânicos sobre a prevenção de acidentes.
“Esse encontro tem o intuito de elevar o nível de consciência situacional e de alerta em todos os aspectos que envolvem a operação, como pouso, decolagem, manutenção e planejamento, para evitar que falhas, violações e erros sejam cometidos. Se a gente conseguir fechar esse triângulo de falhas, vai ser possível evitar acidentes e incidentes aeronáuticos”, destaca o coronel.
O palestrante do evento, David Branco Filho, que atua no setor de aviação há mais de 23 anos, ressalta que o curso propõe ampliar a perspectiva sobre a prevenção de acidentes também para os aspectos comportamentais. “É importante que não fique limitada aos aspectos técnicos, mas também ao comportamento das organizações para obter um desempenho melhor em termos de segurança e voo”, explica o palestrante.
A diversidade de atividades desenvolvidas pelo Graesp, incluindo as de alto risco, demanda que a instituição realize o gerenciamento de risco.
“Esse treinamento tem o objetivo de levantar a percepção desses riscos, não na parte técnica, mas organizacional, levantar a percepção das pessoas para os riscos que existem na execução dessas atividades”, finaliza David Branco.
Texto de Emilly Melo / Ascom Segup