Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HC Gaspar Vianna se torna centro de coleta para pesquisa internacional em psiquiatria

Estudo genético de pacientes portadores de esquizofrenia e bipolaridade tem foco em populações miscigenadas da América Latina e África

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
31/05/2023 15h14

Referência em psiquiatria no Estado do Pará, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, é uma das instituições participantes do projeto PUMAS - Populations Underrepresented in Mental Illness Association Studies (em português, Populações sub-representadas em estudos de associação sobre as doenças mentais). O estudo tem como objetivo entender as bases genéticas de pessoas com transtornos como a esquizofrenia e bipolaridade, em amostras referentes à população brasileira.  

O psiquiatra André Luiz, que atua no HC, contempla o quadro de pesquisadores do projeto. Para ele, “o estudo surgiu a partir da necessidade de entender os mecanismos genéticos da população brasileira que sofre transtornos mentais, como a esquizofrenia e bipolaridade. É a maior pesquisa em genética psiquiátrica já realizada no Brasil e uma das maiores do mundo”, ressaltou o especialista.

O projeto possibilitará, inclusive, o desenvolvimento de novas ferramentas e algoritmos para o diagnóstico desses transtornos. “O projeto PUMAS é uma pesquisa multicêntrica, ou seja, que ocorre de forma simultânea em diversas instituições. No Brasil, existem cinco centros de coleta. Belém é um deles, sendo realizadas no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna”, ressaltou o psiquiatra André Luiz, atuante na instituição. 

Para isso, o projeto vai recrutar e sequenciar o genoma de cerca de 120 mil indivíduos nos países participantes. A população brasileira representa a maior população de indivíduos latino-americano e africanos sequenciados até o momento.

Incentivo - O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna tem como missão promover a pesquisa e ensino entre seus profissionais, sendo uma instituição de saúde certificada como Hospital de Ensino desde 2013. “A nossa instituição é reconhecida pela excelência na formação e capacitação de estudantes e profissionais, assim como, pelo campo de pesquisa”, ponderou Haroldo Koury, diretor da gerência de ensino e pesquisa (GEP) do HC.

“Por isso, é fundamental que possamos continuar incentivando e apoiando os pesquisadores e servidores no desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente em atividades de pesquisa em saúde, trazendo o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e priorizando a produção científica para a realidade amazônica”, completou o gestor. 

Transtorno - Transtornos psicóticos, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar, possuem uma prevalência estimada em torno de 3,5% ao longo da vida e representam um grande problema para a saúde pública mundial, causando importante prejuízo funcional aos indivíduos, suas famílias e para a sociedade. Os transtornos psiquiátricos são considerados doenças multifatoriais, ou seja, são determinados pela interação entre múltiplos genes e diferentes fatores ambientais.

Recentemente, estudos têm identificado genes e variantes comuns relacionados aos transtornos psicóticos, mas a maioria desses achados foram realizados em amostras europeia ou caucasiana.