Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMINÁRIO

Codec discute perspectivas de desenvolvimento do Pará em evento no IFPA

O potencial econômico do Pará e as ações do Governo para atração de investimentos foram ressaltados por gestores da Companhia

Por Igor Nascimento (SEMAS)
30/05/2023 21h07

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou, nesta terça-feira (30), do I Seminário de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, promovido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - campus Belém. O órgão do governo estadual foi convidado a expor ações realizadas para acelerar o desenvolvimento do Estado, incluindo iniciativas de atração de negócios e projetos estruturantes.

“A busca por investidores pelo Pará está cada vez maior. Estamos trabalhando para implantar novos Distritos Industriais, administrando os atuais e agindo para atrair novos negócios. Ainda temos uma grande produção extrativista. Portanto, o nosso desafio é grande. Contribuir com a industrialização do Estado, com verticalização da produção, é a nossa principal missão, determinada pelo governador Helder Barbalho”, ressaltou o presidente da Codec, Lutfala Bitar.

O presidente da Companhia foi um dos palestrantes no evento, ao lado do diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia, Pádua Rodrigues. O evento contou com a presença de alunos do curso de pós-graduação em Engenharia de Materiais, além de professores, coordenadores e demais membros da comunidade acadêmica. O reitor Cláudio Alex Rocha e o diretor-geral do Instituto, Raimundo Otoni Figueiredo, também estiveram presentes.

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, durante a palestraNa palestra, os gestores da Codec destacaram as ações institucionais da Companhia, como a atuação para a promoção do Estado como destino para investir, o estímulo à implantação de políticas públicas para o desenvolvimento local, a revitalização de áreas econômicas implantadas e apoio à implantação de novas áreas.

Destaques - Os gestores também destacaram os principais ativos econômicos do Estado, entre eles a logística estratégica; a ocorrência da maior província mineral do mundo, na Serra dos Carajás; o potencial hidroviário, com 20 mil km de vias navegáveis; o título de detentor do 4º maior rebanho bovino do país e 1º bubalino, e o status de maior produtor nacional de óleo de palma e dendê. Projetos estruturantes, como o Condomínio Industrial de Castanhal, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e a Ferrovia do Pará também foram destacados.Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais, destacou as ações da Codec

“A presença da Codec aqui é com o objetivo de trazer para dentro da Academia as ações que o Estado vem realizando para alcançar o desenvolvimento econômico, além de informações estratégicas e as suas principais vantagens competitivas. Temos muito potencial e precisamos usar o conhecimento para chegar aonde queremos”, disse Pádua Rodrigues.

Oscar Fernandez, professor do curso de Engenharia de Materiais e organizador do Seminário, agradeceu a presença do governo no evento e ressaltou a importância do tema para a Academia. “Primeiramente, gostaria de agradecer à Codec pela presença no evento, principalmente pela importância que tem essa instituição para o Estado do Pará na área de desenvolvimento e indústria, inclusive para apresentar aos nossos discentes o que o Estado tem de produção, os projetos que estão sendo desenvolvidos e as perspectivas econômicas para os próximos anos”, disse o professor.