Seduc apresenta programa Alfabetiza Pará aos prefeitos da região do Araguaia
Iniciativa do governo estadual lançada no início deste ano prevê a alfabetização na idade certa nas escolas estaduais e municipais
A equipe técnica da Secretaria de Educação do Pará (Seduc) apresentou o programa “Alfabetiza Pará” durante um encontro com prefeitos da região, secretários municipais de educação e profissionais da área no município de Conceição do Araguaia, na região de Integração de Araguaia, nesta terça-feira (30). O objetivo foi mostrar o programa lançado no início do ano pelo Governo do Pará, que prevê a alfabetização na idade certa nas escolas estaduais e municipais do Estado.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deve ser plenamente alfabetizada até o 2º ano do ensino fundamental, em torno de 7 e 8 anos de idade, dominando as habilidades da leitura e escrita. Foi o que o ressaltou o secretário adjunto de Planejamento e Finanças da Seduc, Patrick Tranjan, que na ocasião representou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
“O principal objetivo do programa é fazer com que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, que dizer ao final do segundo ano, as crianças precisam dominar as habilidades que estão relacionadas à alfabetização, então elas tem que ser capazes de ler e escrever. E esse é o grande objetivo do programa, um pacto pela educação que envolve estados e municípios para que possamos dar oportunidade para todas as crianças. Precisamos garantir que as crianças recebam os materiais e recursos pedagógicos para isso” , disse o secretário adjunto da Seduc.
Também presente no evento, o secretário adjunto de Regime de Colaboração da Seduc, Eliel Faustino, destacou o empenho da Secretaria para melhorar os números da educação paraense. “É um projeto importantíssimo para o Estado, um projeto comum em parceria com os municípios para levantar a educação no Pará. Precisamos tratar a educação como prioridade, e pensando nisso, estamos executando o Alfabetiza Pará e outros projetos importantíssimos para educação pública paraense para que tenhamos um grande salto no Ideb”, pontuou.
De acordo com o prefeito de Conceição do Araguaia e presidente da Amat-Carajás (Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins), Jair Martins, a parceria entre o Estado e as prefeituras vai possibilitar melhorias nos índices de alfabetização do Pará, por meio do programa em regime de colaboração. “É de suma importância essa parceria do Governo do Estado , Amat e municípios da região. Fico muito feliz com toda equipe da Seduc na região do Araguaia trazendo benefícios para nossa comunidade e o mais importante: levando educação de qualidade para todos os nossos alunos”, disse ele.
Com grande mobilização pela educação pública, a apresentação do programa em Conceição do Araguaia contou com música, dança e leitura, atividades realizadas por estudantes da rede municipal da cidade. A equipe técnica da Secretaria foi formada ainda por Carla Reis, coordenadora estadual do Alfabetiza Pará, e Nilce Almeida, coordenadora estadual de avaliações da Seduc.
“No nosso município, não damos total apoio para educação. Todos os benefícios que foram repassados para nós, nós repassamos aos professores para que deem um melhor aprendizado para nossas crianças. Parabenizo ao governador Helder Barbalho e ao secretário de Educação, Rossieli Soares, por mais essa iniciativa. O governador Helder tem sido um grande parceiro de todos os municípios“, disse o prefeito de Água Azul do Norte, Isvandires Ribeiro, que também participou da abertura dos trabalhos.
Ainda durante o evento, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Patrick Tranjan, e o secretário adjunto de Regime de Colaboração, Eliel Faustino, atenderam alguns prefeitos da região e suas demandas para melhorias na educação pública paraense.
Na última segunda-feira (29), o programa Alfabetiza Pará foi lançado em Marabá, na região de integração de Carajás, aos prefeitos, professores e técnicos em educação da região.
Projeto - O ‘Alfabetiza Pará’ é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e Seduc que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 6º ano) durante o período de alfabetização. Para aderir ao programa, os prefeitos precisam assinar uma manifestação de interesse junto à Seduc.
A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.
Criado por meio de projeto de lei, o programa prevê bolsa para reforçar a atuação dos profissionais alfabetizadores frente aos recursos, especificidades e materiais didáticos disponibilizados pela iniciativa. Ainda estabelece premiação para escolas com os maiores resultados e para os menores uma contribuição financeira, em ambos os casos para dar continuidade e potencializar as ações de alfabetização nas escolas.