Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação realiza formação de professores para utilização do 'Prepara'

Material didático potencializa atuação pedagógica em sala de aula

Por Bruno Magno (SEOP)
30/05/2023 15h29

Seduc envolve professores em processo formativo sobre diversas atividades de ensino - aprendizagem em sala de aulaA Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), está desenvolvendo, com professores da rede estadual de ensino, atividades preparatórias para o uso do material didático “Prepara”, elaborado para os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. 

O objetivo da iniciativa é promover o processo de reflexão e recomposição de aprendizagem dos alunos, além de auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula, que refletirão nas melhorias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conforme a Seduc, o processo formativo iniciou no último dia 24 de maio e se desenvolvera até outubro deste ano, onde estão previstos 4 circuitos formativos para atender cerca de 5 mil profissionais da Educação que atuam como professores de Língua Portuguesa e Matemática.O coordenador do Cefor, Augusto Lima Paes, destaca a importância dos educadores participarem do processo formativo. “A partir deste momento iremos desenvolver recursos metodológicos e estratégias que irão contribuir para a melhoria da aprendizagem desses alunos e isso envolve todo o corpo docente das escolas”, pontuou.

A professora Márcia Bragança, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Belém, disse estar satisfeita e otimista com a oportunidade do processo formativo. “Com essa formação acreditamos que as escolas possam estar melhor preparadas para atender o aluno e acolhê-lo nas suas dificuldades. Enquanto educadores, temos a função de agregar professores, alunos e pais para que, juntos, possamos fazer um trabalho de excelência em favor da educação”, ressaltou. 

A mesma opinião é compartilhada pela professora Roberta Brito, da Escola Estadual Pinto Marques, em Belém, que se mostrou muito contente em participar do circuito. Empenhada, ela falou da sua experiência e da importância em adquirir conhecimentos. “Está sendo muito enriquecedor. Nós, professores, nos fechamos muito em sala de aula e a gente precisa desses momentos para aprender e aprimorar a nossa prática de ensino. Estou muito grata e ansiosa para levar todos esses conhecimentos aos meus alunos”, disse entusiasmada.

Material - O curso é realizado utilizando o material didático do “Prepara” que é composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.

Disponibilizado para as 898 escolas da rede estadual de ensino, cada disciplina terá dois volumes, onde o primeiro deve ser utilizado no período de maio a agosto, e o segundo volume, de agosto a outubro. Estão sendo entregues também exemplares impressos para os professores, com respostas e comentários que podem auxiliar no planejamento e na execução das atividades em sala de aula.

Ao longo de 2023, serão aplicadas avaliações e atividades de verificação da aprendizagem para informar às equipes gestora e docente das escolas e aos técnicos da regional e do nível central da Seduc como cada escola, turma e estudante está avançando no processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados em mãos, professores e gestores escolares conseguem planejar aulas, atividades e intervenções com ainda mais intencionalidade e assertividade, garantindo o desenvolvimento de habilidades por todos os estudantes. As informações também permitem que as regionais e o nível central implementem ações de apoio mais alinhadas às necessidades reais das escolas.

Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc