Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital do Marajó promove conscientização para prevenção de acidentes de trânsito

Iniciativa, no município de Breves, envolve usuários e familiares e conta com palestras em parceria com agentes do Departamento de Trânsito do Pará

Por Ascom (Ascom)
30/05/2023 12h28

A equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, aderiu à campanha nacional do ‘’Maio Amarelo’’, que tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A iniciativa conta com palestras de conscientização  com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)com a realização de palestras por agentes de fiscalização de trânsito para os usuários, acompanhantes e colaboradores da unidade hospitalar.

De acordo com o agente de fiscalização de Trânsito, Manoel Lauro Lages de Mendonça Netto, a campanha estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

‘’Nosso objetivo principal é a conscientização da população para o ‘’Maio Amarelo’’, que é uma ação muito importante de nível mundial. Esta é mais uma ação educativa da fiscalização de trânsito aqui de Breves e que a gente faz o ano inteiro e que se intensifica no mês de maio’’, pontuou Manoel Lauro

A servidora pública, Francinete Rodrigues da Silva, 42, residente de Breves, veio realizar uma consulta com o cardiologista. Enquanto aguardava o atendimento, ela participou da ação educativa e parabenizou o hospital pela iniciativa.

‘’Quero agradecer ao Estado, por meio do HRPM, pela ação  para reeducar o povo brevense. Nossa cidade está crescendo e então a gente precisa saber sobre o trânsito’’, contou Francinete, que ainda revela, que já foi vítima de acidentes de trânsito ‘’Em fevereiro do ano passado eu estava indo para um aniversário e fui fazer a curva próximo a rotatória, a rua parecia vazia, e do nada veio um condutor alcoolizado e em alta velocidade, e me bateu por trás. A minha sorte e graças a Deus, eu cai sentado, estive apenas umas lesões simples e machuquei meu braço que até hoje sinto dores’’, disse Francinete Silva.

A ação educativa foi realizada nos Ambulatórios e área de Recepção do hospital para os usuários e acompanhantes no aguardo dos atendimentos, e no Auditório para os colaboradores da unidade hospitalar e contou com a distribuição de material educativo.

A iniciativa foi promovida pela Comissão Interna Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), junto com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), e pelos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço:

O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto de Lucas Brilhante / Ascom HRPM