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Trânsito de veículos pesados na BR-316 tem mudança de faixa no KM-04

A mudança é necessária para que a pista de asfalto utilizada pelos caminhões e carretas durante a execução das obras também receba pavimentação asfáltica

Por Thais Rezende (NGTM)
26/05/2023 17h29

A partir da próxima terça-feira (30), o tráfego de veículos pesados e ônibus entre o KM-4,5 e KM-5,5 da Rodovia BR-316, trecho que recebeu a primeira etapa da drenagem longitudinal no sentido Belém-Marituba, será alterado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A mudança é necessária para que a pista de asfalto que estava sendo utilizada pelos caminhões e carretas durante a execução das obras também receba o asfalto, previsto no projeto de reestruturação dos primeiros 10,8 km da rodovia. Agentes do Detran estarão na rodovia orientando os condutores de veículos

Nas próximas semanas, o desvio de veículos leves continuará ativo para as pistas de concreto do futuro BRT Metropolitano, enquanto os veículos pesados passarão a utilizar a faixa com asfalto novo na BR-316, próxima à calçada. A faixa utilizada atualmente receberá serviços para implantação do asfalto definitivo. O trecho estará todo sinalizado e contará com a orientação de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM, inspecionando as obras“Concluímos o assentamento da tubulação de drenagem entre as ruas Celestino Rocha e Débora Calandrini ainda no mês de fevereiro. O local recebeu o serviço de terraplenagem e o asfaltamento definitivo. Agora, vamos começar a trabalhar na faixa que estava sendo usada pelos veículos pesados, que não podem acessar o pavimento rígido, e os mesmos irão trafegar na pista nova implantada”, explicou o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

As obras de requalificação da BR-316 incluem a pista expressa para o projeto de mobilidade urbana, a drenagem longitudinal da rodovia, a implantação de 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova urbanização e paisagismo nos 10,8 km, além da construção de dois terminais de integração, um em Ananindeua e outro em Marituba, com túneis de acesso, além de um viaduto.