Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Profissionais de Enfermagem do Galileu debatem a gestão das emoções na Saúde

Tema norteia Semana da Enfermagem na unidade referência em trauma no Pará 

Por Ascom (Ascom)
26/05/2023 12h57

Gerenciar emoções é uma competência que traz equilíbrio na vida pessoal e sucesso profissional. Por este motivo, o tema “Inteligência Emocional” é o protagonista da Semana de Enfermagem 2023, do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém. O assunto é  amplamente debatido entre os profissionais de enfermagem da unidade, desde a quinta-feira (25) e nesta sexta-feira (26). 

A gerente de enfermagem do HPEG, Paula Jaredde, destaca que o evento reconhece a importância do fator conhecimento científico e que a temática institucional escolhida visa elevar a competência inteligência emocional dos 205 profissionais de enfermagem, entre técnicos e enfermeiros, para promover ainda mais o cuidado e bem-estar dos usuários. 

“Como cuidamos de vidas e na rotina diária da profissão as adversidades são corriqueiras, é muito importante trabalhar esse tema. Dentro da inteligência emocional são abordados cinco pilares que são o autoconhecimento, controle das emoções, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal, esses são pontos fundamentais para que os nossos colaboradores consigam trabalhar, fazer o controle desses pilares e realizar as suas atividades diárias tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, pontuou. 

Além de diversas palestras, voltadas para o tema proposto, a programação do Hospital Galileu, ainda inclui cuidados pessoais englobando métodos de relaxamento e estética, almoço e jantar especiais para os colaboradores.

Experiências 

Para a técnica de enfermagem do laboratório do HPEG, Marcela Lima, o assunto é bastante oportuno e gera reflexões. “Esse tema é super importante, principalmente dentro do hospital, pois temos pacientes difíceis e mantendo o autocontrole é mais fácil de lidar com eles. Estou me identificando com cada item. Eu me conheço, consigo me controlar em situações adversas e manter o equilíbrio”, observou.

A técnica de enfermagem do centro cirúrgico do HPEG, Daniela Bittencourt, saiu da primeira palestra disposta e encorajada a cuidar mais da saúde emocional. “Lidamos com muitas situações diferentes com os usuários dentro do hospital. Dor, choro, óbitos fazem parte do nosso trabalho, por isso, precisamos cuidar do nosso emocional. Entendi que é primordial a gente se autoconhecer, e pretendo fazer isso comigo”, comentou.

Valorização 

Durante a abertura do evento a diretora executiva do HPEG, Liliam Gomes, enfatizou a importância dos profissionais de enfermagem para a saúde pública e destacou o diferencial da equipe da unidade. “Temos uma equipe unida e isso reflete na assistência de qualidade para a população. Vocês empregam a técnica com carinho. Temos a técnica e tecnologia, mas isso não substitui o atendimento humanizado que é oferecido no Hospital Galileu. Isso que dá voz a assistência”,  ponderou a gestora.

Perfil - O Hospital Público Galileu, administrado pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é referência na rede pública de saúde estadual para tratamentos de lesões na traqueia e traumas.

Texto da Ascom Galileu