Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Inteligência emocional é tema de palestra no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Programação fez parte da Semana da Enfermagem. Além de palestras, os profissionais participaram de dinâmicas e ações de estética e relaxamento.

Por Governo do Pará (SECOM)
25/05/2023 20h16

Reconhecer, compreender e gerenciar emoções é uma tarefa difícil, que requer treino, habilidade e tempo. Em um ambiente hospitalar, adquirir a chamada inteligência emocional é importante e necessário para a manutenção da saúde mental dos profissionais da área. 

Diante dessa relevância, o assunto foi escolhido para uma das palestras realizadas durante a programação pela Semana da Enfermagem, promovida pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena “Dra Anna Turan”(HMIB), na Região de Integração Tocantins.

Com o tema “Desenvolvendo a Inteligência Emocional: Habilidades para Lidar com as Emoções de Forma Saudável", a psicóloga Jane Aragão apresentou exemplos e dados científicos sobre a rotina dos profissionais da saúde.

“No ambiente hospitalar lidamos com uma grande variedade de emoções intensas e situações desafiadoras todos os dias, desde a alegria de ajudar na recuperação de um paciente até o luto pela perda de outro. A ideia, ao falar sobre isso, é contribuir para o bem-estar emocional dos profissionais, ajudando a evitar o esgotamento e a lidar com o estresse”, informou.

Programação - Nos dias 23 e 24 de maio, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se dividiram entre várias atividades. Além das palestras, os participantes aproveitaram sessões de estética e relaxamento, aulas de pilates e dinâmicas.  

Indira Queiroz, técnica em enfermagem do HMIB, trabalha na sala de vacina. Para ela, esses dias foram especiais. “É maravilhoso ter esse momento e reconhecimento profissional. Isso nos motiva a fazer cada vez mais o melhor pros nossos pacientes”, afirmou. 

Além de melhorar o estado emocional dos profissionais, programações como a Semana ajudam a aprimorar a comunicação entre a equipe e, por consequência, o tratamento aos pacientes e suas famílias. “Promovemos uma experiência de cuidado ampliada, fortalecendo os relacionamentos interpessoais entre os membros da equipe, fomentando um ambiente de trabalho colaborativo e positivo”, ressaltou o diretor Executivo da unidade, Flávio Marconsini.

Serviço: O Hospital Materno-Infantil de Barcarena “Dra. Anna Turan” é uma unidade do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense - Ascom/HMIB