Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Secretário de Educação do Pará debate responsabilidade educacional no Senado

Rossieli Soares também participa de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação, em Manaus

Por Governo do Pará (SECOM)
25/05/2023 17h31

Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, participou de audiência pública da Comissão da Educação, realizada no Senado Federal nesta quinta-feira (25). Com o tema "Qualidade na Educação Básica Pública", o debate discutiu o Projeto de Lei 88/2023, proposto pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), que institui responsabilidade educacional na garantia de oferta e de padrão de qualidade da educação pública. Reunião do Consed em Manaus, que continua na sexta-feira

"Nós precisamos fazer um debate mais amiúde sobre quais são os indicadores e processos de responsabilização em diversos níveis. Precisamos fazer uma edição da legislação, estudar como ficará o sistema nacional, o arcabouço de financiamento, a reforma tributária, a regionalização da legislação, especialmente no desenvolvimento dos indicadores que seriam observados, e outros tantos temas que precisamos desde já olhar para definir realmente uma matriz de responsabilidade justa e adequada. Não sou contra a responsabilização, porque ela é necessária. O problema é como isso será feito. Qual modelo vamos construir? Ficará a cargo de quem? Como vamos fazer esse processo no Brasil? Acredito que teremos uma consequência mais danosa do que benéfica com a legislação que está sendo pensada. Precisamos garantir que as metas sejam possíveis", explicou Rossieli Soares.

Rossieli Soares esteve em Brasília e Manaus discutindo melhorias para a educação Presidida pelo senador Confúcio Moura, a reunião teve as participações de Rossieli Soares, líder da frente de financiamento do Consed; Alécio Costa Lima, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Sergio Stoco, presidente do Centro de Estudos de Educação e Sociedade (Cedes), e Élida Graziane Pinto, procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo. 

Reunião em Manaus - Até sexta-feira (26), o Conselho Nacional se reúne de forma extraordinária em Manaus, capital do Amazonas, com secretários estaduais de Educação de todo o País para discutir políticas nacionais e peculiaridades da região amazônica.

O evento começou hoje (25) com apresentações culturais dos tradicionais bois Garantido e Caprichoso, atrações da cultura local. Em seguida, os secretários seguiram para a reunião, e iniciaram as discussões com os representantes do Ministério da Educação sobre as políticas nacionais de Avaliação, Novo Ensino Médio, Sistema Nacional de Educação, Piso do Magistério e Fundeb. A programação será encerrada na sexta-feira (26).

Ainda na manhã de hoje, os secretários estiveram na sede do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), referência para todo o País. O programa foi potencializado durante a gestão do atual secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, quando assumiu a Secretaria no Amazonas por seis anos.Secretário em frente ao Cemeam, potencializado em sua gestão no órgão de Educação do Amazonas

"É muito gratificante visitar mais uma vez o Estado que me acolheu por uma década e poder contribuir para o desenvolvimento da educação da região Norte. Ver o que fizemos com o Centro de Mídias daqui, que democratizou o acesso à educação para todo o Amazonas e restante do país, me emociona muito. Estamos trabalhando intensamente para que toda a região Norte, especialmente o Estado do Pará, seja vista, reconhecida e respeitada. Nossos estudantes são capazes de ir muito além. Vamos garantir que eles tenham todas as ferramentas necessárias para isso", disse Rossieli Soares.

Texto: Marcelo Júnior – Ascom/Seduc