Regional do Baixo Amazonas promove partilha de experiências entre usuários
Pacientes e acompanhantes participam de encontro com colaboradores e podem avaliar atendimento recebido
No mês de janeiro, o seu Dilson Bandeira da Fonseca, 68 anos, passou 27 dias internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. O paciente passou por uma cirurgia na unidade e durante quase um mês recebeu atendimento nos setores de acolhimento, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínica cirúrgica. Além disso, ele também faz acompanhamento oncológico e já realizou sessões de quimioterapia e radioterapia no HRBA.
Quatro meses depois de receber a alta e voltar para casa, o seu Dilson e a filha, Dilcilene Marques da Fonseca, que o acompanhou durante todo o período de internação, foram convidados a retornar ao hospital, mas para um momento bem diferente.
Eles participaram de um encontro com colaboradores de vários setores da unidade, como assistência, recepção, nutrição, limpeza e a diretoria. Além do convite para o lanche, paciente e acompanhante fizeram uma avaliação de todo o atendimento que receberam durante o tempo de internação.
“Queremos conhecer a visão dos usuários sobre o atendimento que eles receberam aqui. Chamamos pacientes que passaram por vários setores da unidade e a ideia é analisar a perspectiva dele e da acompanhante Dilcilene para cada vez mais melhorarmos o nosso serviço”, explicou o coordenador do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Antônio Douglas Leonardo Silva.
O projeto é uma iniciativa do SAU e durante o encontro foram feitos vários questionamentos sobre o atendimento e a conduta dos profissionais que cuidaram do paciente. Os usuários aprovaram o serviço e agradeceram pelo empenho de cada colaborador.
“Sempre que a gente precisou do serviço do hospital, fomos bem atendidos pela equipe técnica, médicos, nutricionista, psicólogos, alimentação, enfim. Sempre tivemos muito apoio e fomos bem tratados e atendidos. Se hoje meu pai está aqui, é por causa do apoio de todos os colaboradores”, destacou Dilcilene Marques.
Dilson e Dilcilene foram convidados a participar do projeto“O que eu tenho para falar é que, graças a Deus, aqui eu fui muito bem recebido”, agradeceu o seu Dilson Bandeira.
Para o diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza, esta iniciativa é muito importante para que os colaboradores possam ouvir dos próprios usuários as análises a respeito do atendimento. Isso colabora com a excelência e a humanização do serviço em saúde que é prestado pelo Hospital Regional. “Eles virem aqui fazer essa devolutiva é muito importante. Falar da jornada dele aqui dentro, como foi atendido. O que a gente pode fazer para melhorar? Onde acertamos, onde erramos. Ajuda para que os próximos pacientes tenham um tratamento igual ou até melhor. Nossa responsabilidade é muito grande, pensamos sempre que estamos cuidando do amor da vida de alguém e queremos fazer sempre o melhor”, ressaltou.
Quem pôde contar com o atendimento do HRBA, agradece todo o cuidado que recebeu. “O meu pai representa o meu primeiro amor porque sem ele eu não estaria aqui. Apesar desta longa jornada, de um tratamento doloroso, o amor por ele só aumenta. E, por isso, só temos a agradecer a todos os profissionais do Regional”, concluiu Dilcilene.
Serviço
O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 14 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Texto da Ascom HRBA