Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Segunda edição do Chocolate Xingu será lançada no próximo dia 30 em Altamira 

Evento de 15 a 18 de junho mais de 120 expositores de 200 marcas de chocolate, derivados de cacau e instituições setoriais, além de produtores

Por Rose Barbosa (SEDAP)
24/05/2023 12h29

Público movimentou o Festival Internacional de Chocolate, no ano passado, na estreia do evento em AltamiraPúblico movimentou o Festival Internacional de Chocolate, no ano passado, na estreia do evento em AltamiraFoto: DivulgaçãoNo próximo dia 30, será lançado oficialmente no município de Altamira, Região de Integração do Xingu, o Festival Internacional de Chocolate, considerado o mais importante evento do segmento na América Latina. O Chocolat Xingu ocorrerá pelo segundo ano consecutivo e terá a presença de diversos convidados, incluindo grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. O evento em Altamira será de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos municipal.

O Festival Internacional do Chocolate é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Prefeitura Municipal de Altamira, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). A organização do Chocolat Xingu é da MVU  Promoções e Eventos é a idealizadora do Chocolat Festival, realizado desde o ano de 2009. 

Engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo destaca que o Chocolat Xingu já entrou para o calendário de eventos estaduais Engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo destaca que o Chocolat Xingu já entrou para o calendário de eventos estaduais Foto: DivulgaçãoA engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo, integra a comissão organizadora do Festival do Chocolate, e informa que a programação oficial será apresentada ao público a partir das 19h, no próximo dia 30, na Casa de Cultura de Altamira.

Dulcimar afirmou que no lançamento do Chocolat Xingu serão divulgados os nomes dos convidados, expositores e das marcas de chocolate, e das instituições setoriais que participarão da programação, entre outras informações.

Foto: DivulgaçãoA Sedap participou de uma reunião em Altamira, na semana passada, para afinar os preparativos da programação. “Nós participamos de uma reunião com produtores das cooperativas e técnicos das instituições locais, visando a programação técnica do fórum do Festival Internacional do Xingu, em Altamira; também nos reunimos com a prefeitura de Medicilândia e produtores da Cacauway”, disse a engenheira agrônoma.

Produtor faz demonstração do fruto do cacau na edição do ano passado do Chocolat XIngu, em AltamiraProdutor faz demonstração do fruto do cacau na edição do ano passado do Chocolat XIngu, em AltamiraFoto: DivulgaçãoDulcimar Melo recorda que ano passado, o Chocolat Xingu recebeu mais de 40 mil visitantes. “O festival veio para ficar e já se tornou parte do calendário oficial dos grandes eventos realizados em território paraense; a nossa previsão, é que a cada ano aumente a quantidade de pessoas que prestigiam a programação. Estaremos com uma excelente programação e atrações no evento”, garantiu a engenheira agrônoma.