Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Conselho Estadual sobre Drogas vai fiscalizar comunidades terapêuticas no Pará

Os conselheiros vão verificar se os estabelecimentos oferecem tratamento adequado a dependentes químicos e de álcool

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
23/05/2023 22h18

O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e responsável pela política sobre drogas no Pará, deverá fiscalizar comunidades terapêuticas em pelo menos 25 municípios do Estado, a partir de junho. O objetivo é acompanhar o funcionamento desses estabelecimentos e verificar se, de fato, oferecem tratamento adequado para os dependentes químicos e de álcool. Essa foi uma das pautas da primeira reunião ordinária do Conselho, ocorrida na tarde desta terça-feira (23), na sede da Seju, em Belém.

Os conselheiros também discutiram o regimento interno do Coned; ações de prevenção às drogas nas escolas e a Semana Paraense sobre Drogas, que deve ocorrer de 20 a 26 de junho, sob a coordenação da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), da Seju.Conselheiros na primeira reunião ordinária do Coned, na sede da Seju

“Hoje, os principais objetivos da Seju são levar ações de justiça e cidadania para mais perto da população. A Cenpren, que é uma das nossas coordenadorias, realiza um trabalho de prevenção primária de combate às drogas. É nesse sentido que também vamos realizar a fiscalização de diversas comunidades terapêuticas por todo o Estado, para ver como está sendo feito o tratamento daqueles que foram para esses locais de maneira voluntária”, frisou o secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla, presidente do Coned. 

Ações simultâneas - Segundo Evandro Garla, em junho, além das fiscalizações, será realizada a Semana Paraense de Prevenção às Drogas, que deverá contar com ações simultâneas em Belém e outros municípios, como Altamira, no Oeste do Estado. “Estamos planejando uma ação dentro da Assembleia Legislativa do Estado, como manda a Lei, e também em Altamira, onde haverá sessão solene, visita a escolas e caminhada para divulgar a prevenção às drogas”, completou.

A conselheira Telma Fraco, voluntária da Federação Amor Exigente, explicou a importância do trabalho de prevenção às drogas, realizado pelo Conselho. “Para nós, que somos uma organização da sociedade civil, é de fundamental importância participar do Coned, pois assim estamos mais próximos das políticas públicas voltadas para a prevenção às drogas, o que é um dos eixos do nosso trabalho, além do combate à situação já concreta de uso de drogas”, disse Telma, acrescentando que a Federação é uma entidade sem fins lucrativos, que funciona há 40 anos no Brasil e em outros países.