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INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Construção da Nova PA-256 está na reta final e deve impulsionar logística rodoviária

Obra de 160 quilômetros interliga 9 municípios do Baixo Tocantins e o Acará, e, ainda conecta as regiões sul e sudeste

Por Evaldo Júnior (SECOM)
23/05/2023 14h56

A malha rodoviária do Pará vive um momento histórico com a construção da Nova PA-256. A via interliga nove municípios das regiões do Tocantins e o Acará, e também garante acesso rápido às regiões sul e sudeste paraenses. O trajeto, antes, só era possível pela BR-010, a Belém/Brasília. O investimento do Governo do Pará é superior a R$ 250 milhões.
A obra determinada pelo governador Helder Barbalho, encurta distâncias e contribui para o desenvolvimento socioeconômico estadual. Às margens da rodovia, no trecho que passa pelo município do Acará, um casal de agricultores vê o progresso bater à porta depois de décadas de abandono. 

O casal mantém uma pequena produção de dendê, açaí e maracujá e agora escoa com mais facilidade o que planta e colhe. “A taxa de frete para a produção sair daqui é bem elevada. Pagamos agora, por exemplo, 45 reais por tonelada. Mas com uma estrada dessa aqui, boa, a gente deixa dentro da fábrica de beneficiamento é mais barato. Fora a ponte que completou a nossa felicidade”, enfatizou seu Antônio Pereira Cavalcante, de 72 anos.

A esposa de Antônio, dona Antônia de Jesus compartilha da alegria do marido com quem é casada há 45 anos. “Nós chegamos aqui em 1994. Desde então, temos um projeto de agricultura familiar. Para gente, é uma benção, pois dá pra comprar as nossas coisinhas, o nosso remédio. O negócio aqui era muito difícil. Agora as coisas estão avançando. Não tem coisa melhor e facilita bastante. Para ir ao hospital, ir ao banco, ir a casa de um filho. Para chegar a Tomé-Açu, nossa, era muito difícil. Tínhamos que passar por dentro da terra de outras pessoas, fora que demorava muito. Era uma buraqueira sem fim. No inverno o negócio pegava feio. Essa estrada passando em frente a minha porta é uma benção. Felicidade é pouco”, concluiu a agricultora. 

A construção abrange a instalação de rede de drenagem de águas pluviais, criação de sub-base e base, terraplanagem, asfaltamento, meio-fio e implantação de acostamento, calçada (em áreas urbanas), e ainda sinalização horizontal e vertical de trânsito. 

"A construção e a pavimentação da PA-256 fazem parte do planejamento estratégico feito pelo governador Helder Barbalho, que está criando corredores logísticos eficientes em todas as regiões de integração do Pará", destacou o titular da secretaria estadual de Transportes (Setrans), órgão responsável pela obra, Adler Silveira.

Ele acrescentou: "na PA-256 estamos finalizando 150 quilômetros de estradas em um corredor que integra quem vem da região do Capim, ali em Paragominas, chegando a Tailândia, na região do Acará, acessando de lá à PA-160, que se interliga com a Alça Viária, que leva ao porto de Vila do Conde em Barcarena. De lá, a via se conecta com os municípios do sul e sudeste do Pará, onde transita grande parte do agronegócio e da mineração paraense"',  detalha o secretário Adler Silveira.

Andamento da obra - A Secretaria de Estado de Transportes já concluiu a pavimentação de 1ª e 2ª capa de asfalto em 93 quilômetros. Os outros 57 quilômetros  do trecho em obra da rodovia estão com a primeira camada de asfalto aplicada. Parte da estrada também está com sinalização horizontal e vertical de trânsito. Mais de 80 por cento da obra de pavimentação está concluída. 

O governo do Pará também constrói 18 pontes de concreto, garantindo um fluxo rápido e seguro. Duas dessas estruturas são de grande porte: uma sobre o rio Alto Capim, (560 metros) e outra sobre o rio Alto Acará (280 metros). Das pontes menores oito já foram concluídas.

A Setran observa que a PA-256 é uma das vias mais extensas e importantes do Pará, com 364 quilômetros de extensão. Ela terá 150 quilômetros construídos e pavimentados pelo governo do Pará. A rodovia interliga nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.

Com o encurtamento de distância, motoristas da região estão utilizando cada vez mais a Nova PA-256.  O fluxo vem gerando renda para trabalhadores informais. Dona Raquel Queiroz mora no quilômetro 21 e montou uma venda de lanches e almoço às margens da via. Desempregada, o trabalho foi uma alternativa para garantir o sustento da família. 

“Sem dúvidas, o meu lanche teve mais saída. Eu era apenas uma dona de casa, mas hoje eu me sinto com a metade dos meus sonhos realizados. Através deste asfalto, eu consegui esse emprego e está ajudando bastante. Tudo ficou muito mais fácil. O transporte também era difícil. Só existiam dois ônibus. Agora não, são quatro vans e dois ônibus que passam o dia todo”, enfatizou a moradora emocionada.