Programa de Educação Física da Uepa seleciona mulheres com hipotireoidismo
O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece à comunidade externa 20 vagas para o Programa de Treinamento Resistido, que oferece condicionamento físico, a chamada “musculação”. Desta vez, o Programa selecionará mulheres diagnosticadas com hipotireoidismo e que possuem sobrepeso ou obesidade. O objetivo é investigar a eficiência do treinamento resistido no processo de emagrecimento, modulação hormonal e qualidade de vida de mulheres que possuem essa doença.
O hipotireoidismo é uma situação na qual a glândula tireóide não produz hormônio em quantidade suficiente para manter as necessidades funcionais normais do organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireoide.
Entretanto, todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula. Entre os sintomas do hipotireoidismo estão: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, entre outros.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de agosto, às terças e quintas, das 16h às 18h, no Laboratório de Bioquímica do Exercício, no Campus III da Uepa, localizado na Avenida João Paulo II, nº 817, no Marco. As interessadas devem ter entre 18 e 60 anos e se dirigir ao local das inscrições munidas de diagnóstico da doença, liberação médica para realizar exercícios físicos, últimos exames da dosagem hormonal, documentos pessoais de identificação e comprovante de residência. Após tomarem conhecimento dos procedimentos aos quais serão submetidas, as candidatas deverão concordar em participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
As selecionadas pelo programa farão todas as atividades no Laboratório de Exercícios Resistidos e Saúde (Leres), localizado no Campus III da Uepa. Elas passarão por avaliações físicas regulares, além de um protocolo de exercícios periódicos. O treinamento terá início no dia 28 de agosto e durará todo o semestre, sendo realizado nos dias de terça e quinta nos seguintes horários: 1ª turma - 16h às 16h30; 2ª turma - 16h30 às 17h; 3ª turma - 17h às 17h30 e 4ª turma - 17h30 às 18h.