Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Ação da Polícia Civil garante emissão de RG para moradores de comunidades de Cametá

Iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a PC, ocorreu na Escola Estadual Magalhães Barata, envolcendo serviços de saúde e jurídico

Por Talison Lima (PC)
22/05/2023 13h49

Centenas de moradores que vivem na comunidade Vila da Curuçambaba, no interior de Cametá, puderam tirar a carteira de identidade em uma ação promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Polícia Civil do Pará, na sexta-feira (19). Durante a programação, realizada na Escola Estadual Magalhães Barata, o público foi beneficiado por um conjunto de serviços de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas e atividades educativas, culturais e de lazer.

Na ação itinerante, policiais civis que atuam nas Delegacias Especializadas no Atendimento À Mulher (DEAM), e da Criança e do Adolescente (DEACA), também reforcam junto à comunidade sobre a conscientização abuso sexual de crianças e adolescentes, e a violência doméstica.

A delegada Amanda Souza, titular da Deam, destacou que a ação itinerante objetiva a garantia da cidadania. “Com a ação itinerante foi possível facilitar esse acesso à carteira de identidade de mais de 100 moradores da região ribeirinha. A população de comunidade adjacentes também foram atendidas com serviços de saúde, orientação jurídica, inscrições no CadÚnico, emissão de documentos como CPF e RG, além de receber orientações sobre os canais de denúncia do Sistema de Segurança Pública, contou.

Equipes do Centro de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar e outros órgãos municipais integraram a ação.

Durante a passagem das equipes policiais pela Vila de Maracu do Carmo, local de ocorrência de um feminicídio, os agentes de segurança aproveitaram para orientar a população sobre a prevenção da violência doméstica e destacaram a importância de as vítimas romperem o silêncio e denunciarem os agressores.

“É importante que crianças, adolescentes e mulheres saibam identificar possíveis sinais de violações de direito, e para sua própria proteção, procurar a Polícia Civil ou outros canais de denúncia do sistema de segurança pública e relate os fatos para que possamos atuar no acolhimento, proteção, e responsabilização dos agressores", afirmou a delegada Amanda Souza, titular da Delegacia da Mulher.

Atendimento - Em Cametá, a Deam/Deaca é uma unidade da Polícia Civil integrada à sede da Delegacia de Polícia do município, localizada na Av. Deputado Euclides de Figueiredo, bairro Bom Sucesso, s/n, Cametá/PA.

Texto de Talita Barros / Estagiária de Jornalismo