Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Na capital, Hospital Galileu recebe reconhecimento por cirurgias de alta complexidade

Profissionais receberam a Ordem concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. No período de abril de 2022 até o mesmo mês deste ano, 178 cirurgia foram realizadas na unidade.

Por Ascom (Ascom)
22/05/2023 12h20

Médicos cirurgiões torácicos do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, responsáveis por fazerem uma cirurgia de alta complexidade, capaz de restaurar a traqueia de pacientes que passaram por uma intervenção de traqueostomia, tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. 

No último dia 18 de maio de 2023, Roger Normando Junior, Ajalce Leão Janahú e Marco Antônio Tavares receberam um prêmio nacional. A Ordem do Mérito Institucional Professor Antônio Ribeiro Netto visa avaliar a assistência prestada e o impacto destes processos no ambiente onde estes profissionais atuam, no caso do Hospital Galileu, na Amazônia, região de grande abrangência e menos recursos.

O reconhecimento leva em consideração o alcance do trabalho realizado, inovação, excelência e dedicação no tratamento de pacientes portadores de estenose laringo-traqueal. 

No período de abril de 2022 até o mesmo mês deste ano, 178 cirurgia foram realizadas.”Os demais foram tratados com métodos minimamente agressivos, endoscópicos, que substituem a cirurgia e dão qualidade de vida”, explica o cirurgião torácico homenageado, Roger Normando Junior.

Programa de Cirurgias - Há sete anos, o Programa de Cirurgia de Traqueia, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), tem recuperado vidas no Hospital Público Estadual Galileu. 

O serviço especializado disponibilizado na unidade pública é pouco ofertado no Brasil. Antes, as cirurgias eram feitas em vários hospitais, até que foi implantado no Hospital e, na atualidade, é destaque internacional. “Temos vários cirurgiões estrangeiros que buscam referências aqui, querem ajudar, aprender, participar”, diz o médico Normando Junior.

O secretário estadual de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, comemora o reconhecimento. “Investimos constantemente para que o paraense tenha a melhor assistência, referência e qualidade na prestação do serviço de saúde. Ao vermos que o Brasil e até o mundo estão de olho no nosso trabalho, ficamos lisonjeados e certos do caminho que escolhemos seguir”, destaca.

Para a diretora executiva do HPEG, Liliam Gomes, ser referência de algo tão importante e complexo é motivo de orgulho. “Nossa equipe busca o aprimoramento para sempre inovar nos procedimentos e no atendimento ao usuário. Tudo atrelado à humanização necessária para aliviar o peso do ambiente”, pontua. 

Perfil - O Hospital Público Galileu, administrado pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é referência na rede pública de saúde estadual para tratamentos de lesões na traqueia e traumas.

 Texto: Ascom Hospital Público Estadual Galileu (HPEG)