Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Com 100 dias de funcionamento, escola de karatê do Iesp já atende 55 alunos em Marituba

Servidores, agentes de segurança e a comunidade do entorno do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará são beneficiados pela escola

Por Walena Lopes (SEGUP)
21/05/2023 16h28

O Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), comemorou na manhã deste domingo (21) os 100 dias de funcionamento da escola de karatê do Instituto, que iniciou suas atividades em janeiro deste ano, após o período da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a utilização do espaço.

Alunos A escola de karatê do Instituto atende aos servidores, agentes de segurança e à comunidade do entorno. “Já são 100 dias em completo funcionamento da nossa escola de karatê, que veio não somente para auxiliar nossos servidores na sua capacitação e na prática de esporte, como aos filhos dos servidores do Sistema e também a comunidade do entorno do Iesp. Esse é um dos nossos principais objetivos, aproximar a sociedade do Sistema de Segurança Pública, fortalecendo as ações sociais, das quais o Instituto também faz parte, além da formação e capacitação dos agentes de segurança”, disse o diretor do Iesp, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Antonio Bentes.

A escola de karatê funciona três vezes na semana, com 55 alunos matriculados atualmente. O objetivo não é somente ensinar a prática do karatê, mas também auxiliar na disciplina e concentração dos atletas.

Luiza no pódio e a mãe, Mikaelle Farias: oportunidade especialDurante a comemoração foi realizado um torneio na modalidade Katar, conhecido pela técnica de ataque e defesa, proporcionando ao praticante o aprendizado mais profundo da arte marcial e a experiência de luta. Mikaelle Farias, mãe da atleta Luiza Farias, 09 anos, se entusiasmou com o primeiro lugar da filha no torneio. Luiza pratica o esporte desde o início das aulas no Instituto.

“Essa oportunidade que ela está tendo é muito especial, pois muita criança não tem essa chance de praticar um esporte, somado ao fato de que em Marituba (município onde fica o Iesp) não termos muito acesso também. Com a iniciativa do Iesp tá sendo possível ela realizar esse esporte, o que também está ajudando na disciplina e na evolução da rotina dela na escola”, contou Mikaelle Farias.

Evolução - Caio César dos Santos, 20 anos, filho de militar, também conquistou o primeiro lugar em sua categoria, e destacou que a atividade vem ajudando muito em seus estudos. “Tem sido uma experiência muito boa, pois está me ajudando a evoluir como pessoa e também nos meus estudos. Me dando mais foco e concentração”, declarou Caio César.

Para o subtenente da Polícia Militar Carlos Nascimento, gerente do Núcleo de Capacitação Física e Profissional do Iesp, a atividade potencializa a estrutura e importância social do Instituto para a comunidade de entorno. “A escolinha do Iesp está com o foco na modalidade de karatê, dando a importância social que o Iesp representa e aproximando o sistema de segurança pública da sociedade. Oferece meios de auxiliar tanto os jovens quanto as crianças a encontrarem um caminho mais seguro na prática do esporte”, reforçou.