Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO SEGURO

Detran promove programação educativa para estudantes no 'Maio Amarelo'

Mais de 80 alunos da Escola Estadual Padre Orione participaram das atividades na sede do Detran

Por Fabiana Otero (FCG)
20/05/2023 14h01

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu 86 alunos da Escola Estadual Padre Orione para uma programação educativa, na sexta-feira (19), na sede do órgão, em Belém, dentro da programação Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre medidas para o trânsito seguro.

O circuito de atividades lúdicas foi elaborado para que alunos na faixa etária de 04 a 13 anos aprendessem as regras de segurança no trânsito. Durante a manhã, eles participaram de jogos educativos que reforçam os cuidados no trânsito, e da palestra mágica sobre as cores do semáforo, cinema educativo e simulação da travessia na faixa de pedestres. A programação ocorreu na biblioteca e brinquedoteca.Jogos e outras atividades fizeram parte da programação educativa

A coordenadora pedagógica da escola, Maria Lúcia Pereira, ressaltou que a iniciativa possibilita aos alunos o acesso às informações sobre normas de trânsito. "Apesar de os alunos serem muito pequenos, já é o momento de aprenderem sobre a importância de respeitar as leis do trânsito. Sem dúvida, é um momento de muito aprendizado", disse a coordenadora.

Aprendizado - Ester Ribeiro, 10 anos, descobriu no jogo educativo as principais regras que precisam ser respeitadas. Ela contou que aprendeu muitas lições importantes sobre prevenção no trânsito. "Agora eu já sei que os carros não podem passar o sinal vermelho, pois é errado", disse.

De acordo com a gerente de Programas e Projetos Pedagógicos do Detran, Edilssa Carla Lopes, o objetivo da ação foi levar os alunos para dentro do órgão e despertar o interesse em aprender as regras de trânsito. "Ao retirar esses alunos da rotina escolar normal e trazê-los para cá, eles se deparam com algo novo, e isso faz diferença na educação, pois é um estímulo novo para que compreendam todas as informações sobre o trânsito seguro", explicou.