Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Serviços de saúde e palestras encerram programação pelo Dia das Mães na Uremia

As usuárias também participaram de aulas de pilates e aproveitaram a programação cultural

Por Governo do Pará (SECOM)
20/05/2023 17h31

Para encerrar a programação comemorativa ao Dia das Mães, a Unidade de Referência Especializada Materno-Infantil e Adolescente (Uremia), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ofereceu na manhã desde sábado (20) serviços de saúde e estética para pacientes e funcionárias. Foram ofertadas consultas com clínico geral, endocrinologista, ginecologista e obstetra, e serviços de verificação de pressão arterial, glicemia, consulta nutricional e exame de ultrassonografia.Usuárias da Uremia tiveram acesso a vários serviços durante a programação

Telma Reis, 63 anos, aproveitou para verificar a pressão e se consultar com o endocrinologista. “Estava precisando dessa consulta. Chegar aqui e ser surpreendida com todos esses serviços, e ainda ter uma manhã animada, é muito bom para toda a comunidade que precisa desse atendimento”, disse a aposentada.

Lanche especial oferecido pelo Instituto Arte pela VidaNa abertura do evento, as mulheres receberam lanches, oferecido pelos voluntários do instituto Arte pela Vida. Também foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Violência contra a Mulher: você não pode silenciar”, ministrada pela advogada Bianca Feitosa, da Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), e “Prevenção Combinada”, feita pela equipe do Instituto. Houve ainda o workshop “Movimente-se”, com aulas de pilates ministradas pela fisioterapeuta Ana Carolina Cruz.

Cuidado - O coordenador do “Arte pela Vida”, Davidson Porteglio, ressaltou que “hoje viemos para celebrar as mulheres, mães, e pedir para que elas não deixem de ir às consultas. Tem que cuidar da saúde. É preciso fazer a adesão aos tratamentos médicos, seja ele qual for. Esse é um dos pilares do Instituto, incentivar que as pessoas não deixem de se tratar”.

Quem também aprovou a programação foi a dona de casa Edinalda Bittencourt, 56 anos. “Eu consegui muito rápido a consulta, e todos foram bem atenciosos com a gente. Esse serviço que eles estão proporcionando é maravilhoso. Espero que tenham mais sábados assim”, disse a dona de casa.

A diretora da Uremia, Elane Costa, destacou a importância de homenagear as mães, que são usuárias. “A unidade é especializada em atendimento materno e infantil, e no mês de maio celebramos o Dia das Mães. Não poderíamos deixar de comemorar com as nossas usuárias da Uremia. Por isso, colocamos o serviço de multiprofissionais e orientação jurídica, já que temos mãezinhas que desconhecem seus direitos. É um acolhimento especial e uma forma de divulgar o trabalho que oferecemos na Uremia, que não tem só atendimento médico. Trabalhamos com prevenção e orientação também”, acrescentou a diretora.

A programação comemorativa, iniciada no dia 12, ainda teve serviços de massoterapia, sorteio de brindes, apresentação teatral e música. 

Texto: Tatiane Freitas – Ascom/Sespa