Detran debate fatores de risco no trânsito com estudantes universitários
Ação do Departamento de Trânsito do Pará integra a programação do 'Maio Amarelo', mês de conscientização sobre segurança viária
“No trânsito, qual a sua escolha? a vida ou virar estatística?”. Com esta reflexão, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicou uma rodada de conversa sobre fatores de risco com estudantes de faculdades de Belém. A ação integra a programação do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança viária.
Na manhã desta sexta-feira (19), a equipe de educação do Detran conversou com os alunos do curso de Farmácia, da Universidade da Amazônia (Unama). Os estudantes coheceram as atitudes que mais causam lesões graves nas vias e rodovias do estado, entre as quais o excesso de velocidade, a alcoolemia, o não uso do capacete e do cinto de seguarança no banco traseiro, e o uso do celular na direção.
“Os estudantes estão em uma fase formativa da vida, aprendendo entre o certo e o errado, então trazer esse público para o nosso lado, fazer com que eles reflitam sobre as escolhas que ainda podem fazer pela preservação da própria vida é estratégico e fundamental para a construção da cidadania no trãnsito”, comenta a gerente de cultura do trânsito do Detran, Panmela Quaresma.
Após a exposição dos fatores de risco, os estudantes relataram experiências e debateram sobre imprudências e comportamento seguro no trânsito. A Carolay Sousa tem uma motocicleta e em 2022 sofreu um acidente na avenida Júlio César, quando um carro em alta velocidade freiou bruscamente e a estudante, para evitar a colisão, desviou para o lado, mas acabou sendo atingida por outra motocicleta que vinha atrás. “Cai no chão, me machuquei bastante e fui hosptalizada. Até hoje tenho cicatrizes e dores pelo corpo. Fiquei traumatizada e redobrei os cuidados. Para mim, falta prudência de pedestres e motoristas, porque o trânsito seguro depende da colaboração de todos nós”, afirmou.
Após a palestra, os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Enfermagem da Unama fizeram uma simulação sobre reanimação cardiopulmonar, especialmente quando o paciente sofre um choque após ser arremessado de um veículo. Além da Unama, a ação do Detran também já ocorreu na Faculdade Estácio e ainda percorrerá outras instituições de ensino até o final do mês.