Ação ‘Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará’ leva serviços à Base Fluvial, no Marajó
Atividades coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) têm parceria de órgãos estaduais e seguem até o final de maio
Iniciou nesta sexta-feira (19) na base integrada fluvial ‘Antônio Lemos, a ação “Prevenção e Cidadania Por Todo o Pará” com inúmeros serviços, atendimentos e orientações para a população do Marajó Ocidental. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), em parceria com órgãos estaduais e deve acontecer até o final de maio.
Com objetivo de ser um mutirão da cidadania, a população de Antônio Lemos e das comunidades adjacentes foram atendidas com serviços de saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), orientação jurídica, inscrições no CadÚnico, emissão de documentos como CPF e RG, além de receber orientações sobre os canais de denúncia do Sistema de Segurança Pública.
Segundo o diretor da DPS/Segup, tenente-coronel PM Marcos Castro Alves, a ação integrada surgiu da proposta de levar serviços importantes para a população do Marajó que possui dificuldade em acessá-lós.
“Sabemos da dificuldade que a comunidade local possui para ser atendida por serviços essenciais. E a nossa intenção é justamente de vir facilitar esse acesso. Reunimos com diversos órgãos para que fosse possível aliar a tanto a emissão de documento, com a vacinação e a questão das orientações e assim beneficiar a todos de uma forma mais ampla. A ideia é que isso seja um marco e aconteça mais vezes aqui na Base para que, além da fiscalização ambiental e aduaneira, seja um ponto também de garantia da cidadania”, destacou.
A expectativa é que até o final da ação, prevista para 24 de maio, mais de 2 mil pessoas sejam atendidas com os serviços. Quem esteve na base aproveitou a programação.
Para a dona de casa, Talita Neves, a ação foi momento oportuno para retificação do documento de identidade. “Meu registro antigo estava com um erro e precisava mudar e essa ação veio ajudar, pois teria que ir para Breves e é um custo que pesa muito para gente que mora longe”, conta. A moradora conseguiu numa manhã emitir novas vias da Identidade , além de receber atendimento médico.
Continuidade dos serviços
Os trabalhos na Base seguem até a próxima quarta-feira (24) e depois seguem para a cidade de Breves. De quinta-feira, 25, até o dia 31 de maio a população poderá acessar diversos serviços de saúde como palestras de prevenção à câncer de mama e de útero, testagem rápida, atendimento especializado em pediatria, ginecologia e clínica médica.
O combate ao escalpelamento e rodas de conversa sobre direitos humanos, rede de proteção à mulher e violência doméstica também acontecerão. A Segup por meio da DPS também vai ofertar capacitação para agentes de segurança pública dentro do Programa Pró Mulher Pará.