Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'COMFORT FOOD'

Hospitais estaduais oferecem aos pacientes comida afetiva, com muita cor e sabor

Açaí, brigadeiros funcionais e frutas no palito são exemplos de alimentos que fazem a diferença em hospitais de referência

Por Giovanna Abreu (SECOM)
22/05/2023 11h00

Comida temperada com afeto faz bem ao paladar e devolve o gosto pela vida
Para romper com a ideia de que a comida servida em hospitais não deve ter cor e sabor, as Fundações Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) e Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém, investem no conceito de "comfort food" (traduzido como comida afetiva), que remete os pacientes ao conforto, aconchego e boas memórias, para auxiliar na recuperação, estimular a alimentação e garantir o bem-estar de quem está internado.

Brigadeiros funcionais: alimento em forma de alegria O açaí é um dos alimentos ofertados no Hospital de Clínicas, sob a supervisão do nutricionista que acompanha o paciente, garantindo que o fruto faça parte da alimentação sem prejuízos da prescrição dietética necessária. Todo alimento oferecido na unidade é certificado pela Vigilância Sanitária e possui selos que assegurem sua qualidade. 

“A oferta regular de açaí aos pacientes é algo de nosso anseio há muito tempo, e enfim conseguimos regularizar este cuidado. O açaí traz um valor nostálgico ou sentimental para quem gosta, e pode melhorar o humor e refletir positivamente no tratamento, além de ser um alimento riquíssimo do ponto de vista nutricional. Queremos proporcionar a melhor experiência ao paciente”, explica a nutricionista do HC, Talita Lobato.

Obrigatório nas festas infantis, os brigadeiros são oferecidos às crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da Santa Casa. Feito com batata doce e chocolate 70% e sem lactose, os brigadeiros funcionais levam alegria para os pequenos, garante a nutricionista da unidade, Cilea Ozela.

“Vendo as dificuldades alimentares das crianças da UTI, as fonoaudiólogas e nutricionistas criaram um projeto para estimular crianças com sondas e dificuldades de se alimentar. Começamos a produzir doces, como o brigadeiro funcional, chope de capim-santo e frutas no palito, com formatos de coração, para trazer a ideia de festa, de agrado para essas crianças, para que o hospital se torne um local mais agradável. Essa iniciativa trouxe muita satisfação às crianças”, reforça a nutricionista.