Estado entrega Plano de Mobilidade Urbana para o município de São Félix do Xingu
Em agenda, nesta quinta-feira (18), o governador mostrou avanços para o município e assinou ordens de serviços para novas obras públicas
Nesta quinta-feira (18), em agenda pela Região de Integração do Araguaia, o governador Helder Barbalho entregou para o município de São Félix do Xingu, o caderno do Plano de Mobilidade Urbana. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), auxilia na criação de planos de mobilidade para os municípios paraenses, com base em estudos para melhorias na infraestrutura e mobilidade do município. Durante a entrega, o governador manifestou sua felicidade com os avanços no município de São Félix do Xingu.
“Acabamos de inaugurar o Hemocentro na cidade, uma agência transfusional do Hemopa. Isso permitirá que São Félix não precise, quando um paciente precisar de sangue, ter que buscar em Redenção porque agora terá aqui em São Felix, permanentemente, um banco de sangue para garantir saúde para a população. Também estamos inaugurando a delegacia da mulher que já é a segunda delegacia só no município de São Félix do Xingu. Além disso, entregamos benefícios do programa habitacional ‘Sua Casa’, estamos atendendo o Qualifica Pará e eu quero aqui, festejar porque nos assinamos a ordem de serviço para a conclusão de uma escola com 12 salas de aula”, afirmou Helder Barbalho.
Ainda na agenda, o chefe do executivo estadual falou das próximas obras do município, como a Usina da Paz, obras de infraestrutura com o investimento de R$ 12 milhões para o asfaltamento de ruas no município e o Hospital Regional da PA-279 e a ponte do Rio Fresco.
O Plano de mobilidade é um instrumento fundamental de planejamento urbano para São Felix do Xingu, pois através deste instrumento, é possível buscar uma política de mobilidade aliada a um desenvolvimento sustentável urbano e ambiental. Ao mesmo tempo, o planejamento garante políticas e investimentos mais eficazes para a mobilidade e melhoria da qualidade de vida.
O secretário-adjunto da Sedop, Valdir Acatauassú, ressaltou a importância desse planejamento. “O plano de mobilidade urbana é o que vai direcionar os investimentos em mobilidade urbana no município de São Félix do Xingu, o plano é extremamente importante porque com ele você vai saber onde tem o fluxo de pessoas e atender com transporte publico dando condição para que elas se locomovam pela sede do município, distritos e vilas. Todo esse modal é direcionado através de um estudo muito técnico feito pelo municio com a parceria do Governo do Estado, através da Sedop”, afirmou o secretário.
A Sedop, em parceria com outras prefeituras, já entregou, 12 Planos de mobilidade para os municípios de Abaetetuba, Oriximiná, Augusto Corrêa, Xinguara, Concórdia do Pará, Benevides, Juruti, Baião, Eldorado do Caraças, Capitão Poço, São Félix do Xingu e Ulianópolis. Com isso, estes municípios poderão criar políticas e buscar investimentos para obras de mobilidade em suas vias.
Com colaboração de Lucas Germiniani / Ascom Sedop