Governo do Estado certifica 100 alunos do 'Qualifica Pará' em Ourilândia do Norte
O governador do Estado, Helder Barbalho, certificou cinco turmas nesta quinta-feira, 18, durante agenda de entregas no município de Ourilândia do Norte. Os 100 aluno certificados correspondiam aos cursos de produção artesanal de bolsa e sandálias, manutenção de celular, mecânica de motocicleta, pintor de obras e tratamento de leite e fabricação de laticínios.
Durante o ato, o governador Helder Barbalho destacou que continuará avançando com os programas sociais como o Qualifica Pará, levando qualificação profissional à população de baixa renda. “Continuaremos avançando com os programas sociais, olhando por quem mais precisa. Garantir com que a população tenha acesso a cursos de qualificação para avançar no mercado de trabalho e ter oportunidade de empego e renda”.
Givanilde de Souza Silva, concluinte do curso de produção artesanal de bolsa e sandálias, destaca que a partir da realização do curso conseguiu criar uma cooperativa de artesanato entre mulheres.
“A gente busca qualificação. Sou mulher, tenho filhos e não é fácil. É o segundo curso que certifico com o programa Qualificar Pará. Aqui conheci várias mães e decidimos nos unir para montar uma cooperativa de artesanato e isso é um grande passo. A vida está mudando para melhor”, comemorou.
Já para Maria Rodrigues dos Santos, o Qualifica Pará trouxe novas experiências e oportunidades. “Através do curso aprendi sobre pintura. Hoje ganho dinheiro com esse trabalho! Esse foi meu primeiro curso e agradeço ao governo pela oportunidade”, comentou.
O programa está sob coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e já atendeu, aproximadamente 29 mil pessoas em 144 municípios paraenses.
Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos, para permitir a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse do aluno. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).