Seaster promove ação alusiva ao Dia do Trabalhador
Nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou, na Casa do Trabalhador, uma ação de cidadania alusiva ao Dia do Trabalhador, celebrado ontem (1°). A programação contou com emissão de RG, encaminhamento para carteira de trabalho, intermediação de mão de obra através do SINE, testes rápidos de Hepatite C, atendimento médico com clínico geral, orientação jurídica e de contabilidade, cadastro e emissão de carteiras para artesãos, palestras e serviços de beleza.
Iara Carvalho, de 22 anos, acordou cedo para participar da ação. Ela, que procura um emprego, foi encaminhada para a intermediação de mão de obra do SINE e aproveitou, também, para fazer um atendimento jurídico. “Fiquei sabendo da ação pela minha tia e vim participar. Conheço pessoas que conseguiram emprego pelo SINE e vim me cadastrar na torcida de conseguir um também. Espero já sair daqui com alguma entrevista marcada”, disse.
A Casa do Trabalhador faz em média 300 atendimentos por dia por meio do SINE. Em 2017, foram feitas 360 mil intermediações de mão de obra. Destas, o sistema registrou 70 mil cadastros novos ou reativados, 21.500 encaminhamentos para o mercado de trabalho e a contratação imediata de 3.500 trabalhadores.
“Meu RG rasgou e aproveitei a ação para tirar outro, sem custo nenhum. Se fosse em outro lugar teria que pagar o valor da segunda via”, afirmou Maria de Fátima Vieira, de 49 anos.
“Pensamos em uma ação voltada para o trabalhador. Com serviços de documentação e saúde para eles, além de serviços que colaborem para aumentar sua autoestima. Sabemos que tudo isso influencia na contratação e estamos aqui para ajudá-los”, destacou o secretário adjunto da Seaster, Everson Costa.