Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa tem II Colóquio Internacional sobre Neuroaprendizagem, em Belém

Evento apresentará os resultados práticos de pesquisas e temas como a intervenção em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Por Ascom (Ascom)
18/05/2023 14h16

O II Colóquio Internacional de Neuroaprendizagem será realizado no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém, nesta sexta-feira (19), e sábado, 20.

O evento contará com as palestras do psicólogo doutor Rafael Pereira e da professora e bióloga doutora Marta Relvas, pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Um dos apoiadores do evento, que inicia às 14h desta sexta-feira, é a Universidade do Estado do Pará (Uepa). 

O objetivo do Colóquio é apresentar os resultados práticos de pesquisas e aplicabilidade de temas como a intervenção em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e déficit cognitivo, dislexia e discalculia, contribuindo para a superação de desafios encontrados nas salas de aula. O TDAH é um transtorno neurobiológico crônico com causas genéticas que geralmente se manifesta na infância e pode persistir na vida adulta. O conceito de neuroaprendizagem está relacionado ao cérebro como a base do processo de aprender. A abertura do evento será realizada pelo professor Dr. Emanuel de Sousa, diretor do CCBS. O encontro também reunirá profissionais locais com trabalhos de relevância como a psicopedagoga Maria Helena Campos Ferreira, que fará um relato de experiências desenvolvidas na Ilha do Marajó.

Nesta sexta-feira, o evento terá mesa redonda com as professoras Maria de Nazaré do Vale, Scheilla Abbud e Priscila Saraiva Lima. “Falarei sobre a importância da formação de professores para atenção à diversidade de manifestações em sala de aula, em uma perspectiva da educação inclusiva. O evento se apresenta relevante especialmente se considerarmos que cada vez mais é necessário compreender o desenvolvimento humano e suas especificidades, em especial, no que diz respeito à aprendizagem e seus transtornos; conhecer mais a fundo os processos cognitivos que estão envolvidos no ato de aprender. A neurociência aplicada à educação, permite desenvolver novas formas de conduzir interdisciplinarmente o processo de ensino e aprendizagem, pela possibilidade de diálogo entre a educação, a psicologia e outras áreas de atenção aos transtornos neurológicos e suas manifestações na escola”, explica a professora da Uepa, Scheilla Abbud Vieira, mestra em Ciências da Educação e especialista em Educação Especial.

Ainda na sexta-feira, a palestra Funções Executivas com Dr. Rafael Pereira, que ao final do dia fará o lançamento do livro Protocolo de Identificação Pedagógica de Competências Executivas (PIPCE). Rafael Pereira possui Doutorado em Ciências da Educação, Mestrado em Neuropsicologia Aplicada, Mestrado em Didática de Línguas e Especialização em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. Ele é licenciado em Psicologia, Professor do Fundamental I e II, membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Dislexia e autor de mais de 15 obras de avaliação e intervenção em transtornos de aprendizagem.

No sábado, a partir das 8h15, serão realizadas as palestras Cérebro e Dislexia e Discalculia com a Dra. Marta Relvas e, Intervenção em Dislexia e Discalculia com Dr. Rafael Pereira. A partir das 13h30 ocorrerá a mesa redonda: Como minha Área de Atuação pode Contribuir para a Aprendizagem na Escola? Com a Dra. Gisele Cerqueira e Dra. Norma Souza; e a Mesa Redonda: Quais são os Desafios Atuais da Sala de Aula? com o professor Elias Bechara, licenciado em Matemática e a psicopedagoga Gina Bolonha. Logo em seguida, será realizada a palestra: Cérebro no TDAH e Déficit Cognitivo com a Dra. Marta Relvas, às 15h. E às 17h, Avaliação e Intervenção em TDAH e Déficit Cognitivo com Dr. Rafael Pereira. 

O público-alvo do evento é formado por profissionais atuantes em instituições de educação infantil, pesquisadores em neuropsicopedagogia, psicopedagogos, estudantes de Licenciaturas, Pós-graduação e outros cursos que promovam a interlocução com o sujeito criança e pais, além dos demais interessados pela área.

Serviço:
II Colóquio Internacional de Neuroaprendizagem
Local: Auditório da UEAFTO - UEPA/CCBS - Tv. Perebebuí, 2623
Horário: 14h (dia 19/05) e 8h às 18h30 (20/05).
Maiores informações: (91) 98041-8282

Texto de Diane Maués / Ascom Uepa